obituário

Morreu o sapateiro João do Carmo Peres

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Arquivo pessoal

O sapateiro aposentado João do Carmo Peres, 78 anos, nasceu em São Pedro do Sul. Filho de Maria Rita Peres, ele era o mais novo de sete irmãos. Aos 5 anos, após o falecimento do pai, a família de João se mudou para Santa Maria.

Ainda jovem, ele se especializou na profissão de sapateiro, trabalhando em várias sapatarias da Cidade Coração. A primeira foi a Grande Gala, que ficava na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua dos Andradas.

Depois de aprender a profissão, ele abriu a própria sapataria, a Caçulinha, que passou por vários pontos do Bairro Centro de Santa Maria, por último, na Rua Riachuelo, onde também morava.

João tem dois filhos, Rosane, 49 anos, e Fabiano, 45. Segundo Rosane, João amava a cidade onde morava e o trabalho que realizava:

- Ele adorava dizer que era o "doutor dos calçados".

O são-pedrense gostava de contar histórias, assistir a filmes e ouvir música clássica, conforme a filha.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Rosane lembra do pai como um homem tranquilo e cheio de alegria:

- Ele me ensinou a ser gentil e amável e ajudar a quem precisa sempre.

A filha conta que o João a incentivava a trabalhar no que a fizesse mais feliz, não dando tanto valor à parte financeira.

- Ele dizia: "olha as minhas mãos. Estão sujas de tinta e cola por consertar e pintar sapatos. Se não estivessem sujas por isso, estariam sujas de graxa, pois eu seria mecânico, e também estaria fazendo o que amo" - recorda Rosane.

Ela tem boas lembranças da infância, como quando assistia a filmes com o pai e, depois, animados, comentavam.

A enfermeira aposentada Terezinha Ferreira da Silva, 72 anos, foi casada com João por mais de duas décadas.

Conforme Terezinha, João era conhecido no Coração do Rio Grande pela qualidade do serviço que prestava. Ele tinha muitos clientes fiéis, os quais se tornaram amigos dele ao longo dos anos.

A serviços gerais Gasparina da Rosa, 61 anos, era companheira de João há cerca de quatro anos:

- Nunca havia conhecido alguém como ele, sem maldade, solícito para ajudar quem precisasse. Eu o chamava de "minha criança".

Em 2010, João foi acometido de um câncer de próstata. Devido a complicações da doença, desde a metade de 2018, ele estava acamado em casa.

João do Carmo Peres morreu devido à insuficiência respiratória, em 3 de dezembro de 2019. Ele foi sepultado no dia seguinte, no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Falecimentos Santa Maria e Região Anterior

Falecimentos Santa Maria e Região

Próximo

Morreu o vendedor ambulante Vilmar Maciel da Silva