obituário

Morreu costureira Thereza Côrtes Bueno

Fotos: Arquivo Pessoal

Aos 99 anos, a santa-mariense Thereza Bueno era uma pessoa com mente e corpo plenamente saudáveis. No início do casamento, chegou a morar em Santa Rosa, em razão de transferência profissional do marido, Tércio Bueno, também falecido. O casal ficou fora do Coração do Rio Grande por pouco tempo. De volta à terra natal, Thereza e Bueno consolidaram a família. O único filho, Sergio, 67 anos, a nora, Lenir, 61, e os netos, Lívia, 31, e Eduardo, 28, eram a maior realização da aposentada. 

Lúcida até o fim dos dias, Thereza não abria mão de estar bem informada. Para ela, ter o jornal do dia em mãos era prioridade. Ela também acompanhava os noticiários pela televisão. Exemplo de tolerância, sabedoria e bom humor, era procurada por familiares e vizinhos em busca de um conselho ou de uma palavra amiga. Para o filho, fica a saudade da presença de uma mãe:

- Não pode haver uma sensação mais triste do que saber que a mãe da gente não existe mais. Amorosa com os netos, referência de honestidade e caridosa com os necessitados, a mãe faz muita falta.

Além de costurar e bordar, Thereza adorava cozinhar. Não fazia pratos difíceis ou elaborados. Mas, na culinária simples, do dia a dia, era insuperável. Para Lenir, o arroz e o feijão da sogra, acompanhados de saladinhas preparadas com muito carinho, eram deliciosos.

- Embora tivesse concluído apenas o Ensino Fundamental, dona Thereza tinha um vocabulário rico. Qualquer conversa com ela rendia um assunto interessante. Era sábia e paciente. Não se alterava por nada - diz Lenir.

Thereza faleceu de causas naturais em 24 de agosto. Ela foi sepultada no mesmo dia, no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria.

OUTROS FALECIMENTOS EM SANTA MARIA 

Funerária Cauzzo  

15/10
Valdecir dos Santos Ribeiro, aos 83 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria 

16/10
Glaura Serafim Machado, aos 82 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
Paulo Alfredo Brondani, aos 55 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria 

As informações sobre falecimentos podem ser enviadas para natalia.zuliani@diariosm.com.br ou pelo telefone (55) 3213-7122

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morreu funcionária da Estação Rodoviária de Santa Maria Elisabete Schneider Pinheiro Anterior

Morreu funcionária da Estação Rodoviária de Santa Maria Elisabete Schneider Pinheiro

Morre a ex-diretora do Colégio Centenário Leonina Fortes de Oliveira Próximo

Morre a ex-diretora do Colégio Centenário Leonina Fortes de Oliveira