obituário

Morreu a agricultora Elenita Bairros Martins


Elenita Bairros Martins, 84 anos, nasceu em 13 de julho de 1934 na Colônia da Aroeira, em Formigueiro, a 61 quilômetros de Santa Maria. Na pequena localidade da zona rural do município, ela e os nove irmãos tiveram uma infância humilde, mas com muito amor.

Na juventude, Elenita trabalhou com agricultura. Assim que tinha folga das atividades, reunia-se com os amigos para se divertir nas festas da região.

Na Colônia da Aroeira, ainda nos tempos de escola, a idosa conheceu o agricultor Hugo Martins. Entre um baile e outro, eles começaram a namorar. Logo, veio noivado e mais de cinco décadas de casamento. O casal teve nove filhos: José Leônidas, 62, Carlos Sidnei, 61, Elusa, falecida, Vitor Hugo, 60, Osvaldo Roque, falecido, Amarildo, 56, Gilmar, 55, Andréia, 45 e Jéssica, 26.

Ao longo dos anos, a família cresceu com a chegada de 18 netos, 16 bisnetos e dois tataranetos. Em 2012, Martins faleceu.

Para Amarildo, ficam as lembranças de uma mãe amorosa e muito amiga:

- Quando criança, ficávamos em casa com ela. Minha mãe era brincalhona. Mesmo assim, nos corrigia na hora certa. Tudo o que aprendi com minha mãe, vou repassar aos meus filhos.

Uma das maiores alegrias de Elenita era ver a casa cheia. Aos finais de semana, a dona de casa reunia toda a família em Formigueiro. Sempre alegre, conforme conta a nora Emília Fraga, ela fazia questão de agradar e divertir os parentes em todos os encontros.

- Não tinha tristeza com ela. Para as noras, ela foi uma mãe. O espírito descontraído de Elenita era presença marcante nas comemorações da Igreja Santa Águeda. Muitas dessas festas foram organizadas por ela e pelo meu sogro.

Emília diz, ainda, que Elenita era muito apegada aos netos e comemorava cada vitória deles, principalmente, quando entraram na universidade.

Andréia guarda o exemplo de amizade e companheirismo que a mãe deixou:

- Ela era uma mãe que nos ensinava com amor. Foi uma mulher batalhadora. Quando já tinha sete filhos, adotou mais dois. Além disso, mesmo doente e com idade avançada, adorava dançar.

Elenita Bairros Martins morreu em 14 de março de 2019, vítima de um câncer no fígado. Ela foi sepultada no mesmo dia, no Cemitério Municipal de Formigueiro.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morreu o fabricante de laços Celso Viana Machado Anterior

Morreu o fabricante de laços Celso Viana Machado

Morreu Cesar Barbosa Escobar Próximo

Morreu Cesar Barbosa Escobar