luto

Morre pianista Leandro Menezes Faber

Thays Ceretta

Foto: Arquivo Diário
Leandro era natural de Lavras do Sul, mas morava em Santa Maria e se apresentava em todo país

Santa Maria perdeu hoje uma pessoa atuante no cenário lírico da cidade e região. Leandro Menezes Faber, 49 anos, teve uma parada cardíaca na última terça-feira e desde então precisou ser internado no Hospital de Caridade, mas não resistiu e faleceu às 5h30min deste sábado. Leandro regeu vários corais na cidade de Santa Maria e região, nos quais também atuou como arranjador e preparador vocal.

O músico será sepultado em Santa Maria, no Cemitério Parque Jardim Santa Rita de Cássia, no domingo, às 10h. O velório está ocorrendo na capela 5 do Hospital de Caridade. Nas redes sociais, amigos e familiares lamentaram a morte do pianista. Em algumas ocasiões, Leandro foi regente, acompanhante e pianista do Coral Giusepe Verdi. Além de colegas, Enira Trindade, maestrina e pianista do Coral e ele construíram uma amizade de 30 anos. Ela ficou consternada quando soube da morte do amigo.

_ Santa Maria e região perdem muito, é uma perda irreparável. Ele vai deixar muita saudade _ disse Enira.

Leandro apresentou diversos concertos no Theatro Treze de Maio, arrancando muito sorrisos, lágimas e aplausos.
_ Ele era um pianista e regente de coral talentoso e dedicado, enriqueceu a comunidade artística e cultural de Santa Maria e região. É realmente muito triste a perda deste jovem artista que tanto contribuiu com sua arte. Leandro deixa uma lacuna irreparável como pianista, regente de coral, professor e incentivador da cultura _ lamentou Regina Biacchi Emanuelli, assessora social do Theatro Treze de Maio.

Quais são os planos da prefeitura de Santa Maria para as áreas de interesse social

TRAJETÓRIA
Bacharel em Música pela Universidade Federal de Santa Maria, instituição onde atuou como professor de Piano e Acompanhamento, Análise Musical, História e Literatura do Piano, além de reger a Orquestra Sinfônica e o Grupo de Percussão da UFSM. Camerista e Acompanhador, realizou apresentações em várias cidades do Rio Grande do Sul,  Brasil, além de Argentina, Uruguai e Alemanha, onde aperfeiçoou-se na Escola Superior de Música de Karlsruhe.

Com mais de 1300 apresentações em seu currículo, tem participação em 9 Cd's e atuava como regente quatro Corais na cidade de Santa Maria, destacando-se na especialidade Acompanhamento e Correpetição, nas gamas de instrumentos de cordas, madeiras, metais e percussão, assim como notadamente na área do canto lírico, na qual atua também como "adviser", tendo recebido por isto Prêmio Especial no IV Concurso Internacional de Canto "Bidu Sayão", onde dois de seus orientandos obtiveram premiações.

Com destaque na área de canto obteve reconhecimento em 2004 com o Prêmio para Melhor Professor no IV Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão, um dos mais importantes da América Latina, com as premiações de seus alunos santamarienses Guilherme Pires Rosa, barítono (1º Prêmio masculino) e Leniza Menna Barreto, soprano (Prêmio Especial do Júri). Atualmente ocupa, desde 2012, o cargo de Pianista da Orquestra Filarmônica da PUCRS e Preparador do Coral da PUCRS.
_ Leandro foi uma das figuras mais atuantes no meio lírico do Rio Grande do Sul. Profissional importantíssimo para os cantores locais, era um apaixonado por canto, tanto na formação quanto em espetáculos. Ultimamente, era regente do Coral Frederico Gerling Júnior. Me despeço com profunda dor e saudade _ comentou Carlos Rodriguez, cantor lírico e amigo de Leandro.

Além de colegas e amigos, o pianista deixa pai, mãe, e filho. Leandro era natural de Lavras do Sul. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morreu o porteiro Augusto Cezar Caetano da Silva Anterior

Morreu o porteiro Augusto Cezar Caetano da Silva

Morreu Genoé Mendes Costa Próximo

Morreu Genoé Mendes Costa