Foto: Pedro Piegas (Diário)
No fim de semana de Dia das Mães, familiares puderam amenizar o sentimento de saudade dos seus entes queridos que já partiram. Isso porque os seis cemitérios públicos de Santa Maria foram reabertos para visitação, depois de seis meses de portões fechados. Aos que não puderam estar presentes na reabertura, será possível agendar as visitas diariamente por telefone, pelo número (55) 3223-1616, das 7h30min às 17h.
Após seis meses, Cemitério Ecumênico Municipal abre para visitação
A prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, informou que a dinâmica do agendamento seguirá enquanto estiver em vigência a bandeira vermelha no no modelo de Distanciamento Controlado do governo do Estado. Segundo o Executivo, “é uma forma segura de manter o serviço funcionando dentro dos protocolos de segurança e prevenção à Covid-19”.
PROBLEMAS RECORRENTESO Diário vem acompanhando a situação do Cemitério Ecumênico Municipal, que foi alvo de vandalismo e depredação por inúmeras vezes. Em novembro de 2020, diversos casos de avarias nos túmulos, foram denunciados à prefeitura.
À época, o Executivo orientou os responsáveis a preencherem um formulário e enviarem aos setores responsáveis, ou mesmo à polícia, para que fosse possível dar andamento nos trâmites administrativos de apuração, inclusive para possibilidade legal de eventuais indenizações. Conforme a prefeitura, “atualmente, a investigação está sob responsabilidade da Polícia Civil. O município aguarda o andamento do processo para, assim, poder dar seguimento aos trâmites”.
Retorno das aulas estaduais tem baixa adesão de alunos em Santa Maria
MANUTENÇÃOAté o último fim de semana, o cemitério recebeu trabalhos de limpeza e recuperação. No sábado, como a reportagem do Diário mostrou, equipes da prefeitura ainda faziam alguns reparos e retiravam restos de sujeira com caminhões. Nesta segunda-feira (10), a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos continuaria com os trabalhos de limpeza e organização dos cemitérios e reforça que “a responsabilidade de localização e manutenção de cada túmulo ou jazigo é particular, de seu proprietário ou familiar”.