santa maria

VÍDEO: motoristas de aplicativo criam grupo para se proteger durante o trabalho

18.357

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário) 

Para se proteger da ação de criminosos, motoristas de aplicativo de Santa Maria criaram um grupo e desenvolveram uma plataforma para poder monitorar uns aos outros em situações perigo, principalmente à noite. A "Família Madruga" surgiu em 2020, quando uma série de assaltos a esses profissionais aconteceu na cidade, e hoje já conta com cerca de 160 membros.


A nova ferramenta de segurança é acionada a partir do momento em que o cliente apresenta alguma atitude suspeita. Há uma espécie de rádio comunicador entre todos os motoristas do grupo, que também precisam passar a sua localização em tempo real sempre que estão trabalhando. O grupo consegue identificar quando um colega está perigo por meio desta comunicação, que pode ser feita em códigos. Quando o motorista não responde aos chamados, também é um sinal de que possa estar em apuros.

- É uma forma de nós podermos proteger, porque podem haver casos de assalto. Conseguimos fazer esse rastreamento em tempo real e, quando um carro sai do perímetro de Santa Maria ou o motorista não se comunica conosco, tentamos ajudá-lo e acionar a polícia. Isso faz com que consigamos prevenir assaltos e, caso algum aconteça, podemos dar uma resposta rápida de ajuda - afirma Maurício Floresta, um dos criadores.

VÍDEO: em um ano, 90 mil motoristas foram flagrados cruzando sinal vermelho

Os carros do grupo, além de rastreadores, também contam com um moderno sistema que pode ser acionado pela central e faz com que o carro, caso seja roubado, se desligue completamente. 

- Claro que o ideal seria nem precisar usar todo esse mecanismo, mas, assim, conseguimos aumentar nossa segurança - relata Floresta. 

Além de oferecer o sistema de monitoramento, o grupo também faz higienização completa dos carros dos integrantes. Tudo isso é realizado por um valor abaixo do mercado aos membros. Pessoas que não são da Família Madruga também podem solicitar esses serviços, mas com preço diferente.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Renan Mattos (Diário) 

APLICATIVO PRÓPRIO
Podem participar do grupo motoristas que fazem corridas por meio de qualquer aplicativo. Mas, recentemente, os membros conseguiram lançar uma plataforma própria.

- Temos algumas regras a serem seguidas por quem entra no grupo. Precisa ser um membro ativo, estar disposto a ajudar os colegas e também não ter reclamações de passageiros. A pessoa entra em contato conosco, fazemos uma espécie de estágio com ela por 15 dias e, depois, se o comportamento agradar os demais membros, o motorista é integrado ao grupo - explica o motorista Adelmo Niederauer. 

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">A tarifa mínima do aplicativo Família Madruga é de R$ 8,60 - um valor semelhante ao de outros apps que já existem na cidade. Todos os carros dos membro possuem adesivos nos carros, além de um número, como forma de identificá-los. 

- A ideia foi fazer algo que fosse bom para o motorista e para o cliente. O motorista para uma taxa menor à plataforma, então acaba ficando com uma lucro maior, além de ter toda a questão da segurança. A segurança também beneficia o passageiro, pois todos os nossos motoristas são identificados e precisam apresentar uma série de documentações para serem aceitos. Sempre que há alguma reclamação, verificamos - destaca Niederauer. 

Além do trabalho, o grupo também se reúne para fazer arrecadações de alimentos e donativos em datas comemorativas para repassar para a comunidade. Durante a pandemia, os motoristas que se contaminaram com o coronavírus receberam assistência dos colegas. 

COMO ENCONTRAR O GRUPO

  • Motoristas de app que querem entrar para a Família Madruga podem entrar em contato pelo Facebook ou Instagram, ou ainda diretamente na sede: Rua Sepé Tiarajú, número 80, Bairro Itararé
  • O aplicativo de corridas está disponível no Google Play e na App Store, basta procurar por "Família Madruga"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Diário lança série de reportagens com histórias de quem transforma realidades

PLURAL: os textos de Neila Baldi e Noemy Bastos Aramburú Próximo

PLURAL: os textos de Neila Baldi e Noemy Bastos Aramburú

Geral