dia de finados

VÍDEO: moradora de Santa Maria mostra estado de abandono de cemitério no interior

Thays Ceretta

Foto: Renan Mattos (Diário)

Além de flores e dos túmulos, o cenário no Cemitério de Boca do Monte era de limpeza, na tarde de ontem. Familiares foram preparar os jazigos de seus entes queridos para o Dia de Finados. Balde, vassoura, água, pano, muita força e dedicação para deixar tudo pronto com antecedência.

Começa a Trezena que celebra 75 anos de fé

No fim de semana, moradores reclamaram do lixo acumulado nos fundos do terreno. A cuidadora Elaine dos Santos Alves foi limpar o túmulo do irmão, no último domingo, e ficou irritada como que viu. Ela postou um vídeo nas redes sociais do que encontrou. As imagens mostram roupas, restos de caixão, garrafas pet, tijolos, flores, vasos e muito lixo espalhado.

- Fiquei indignada, porque tivemos que pegar uma enxada para tirar a sujeira e, com isso, conseguir chegar no túmulo do meu irmão - conta Elaine.

Ontem à tarde, o Diário esteve no cemitério e a situação era melhor. Havia pouco lixo acumulado. O aposentado Sérgio Moro, 59 anos, e a esposa, Vânia Moro, 55, estavam limpando o túmulo da família. O casal contou que o mato estava alto e tinha muita sujeira, mas que dois funcionários da prefeitura estiveram limpando o local na sexta e ontem.

- O local está mais limpo, mas o problema é o lixo que fica acumulado no fundo, as pessoas não ajudam e jogam tudo lá - observou Vânia.


A capela onde eram rezadas as missas em datas especiais está abandonada, com lixo acumulado. Já os corredores estão limpos e organizados. Cenário que foi percebido pelo casal de agricultores Solange Bassotto, 51 anos, e Miguel Bassotto, 53. Eles moram na localidade de Lajeadinho e costumam limpar os túmulos no mês de outubro. Para isso, pediram um balde emprestado e retiravam a água do poço.

Semana começa ensolarada e temperatura em elevação Santa Maria

- Na sexta-feira, trouxemos flores e rezamos. Hoje (ontem), lavei tudo, troquei as flores e os guardanapos, escovei bem porque cria muita sujeira. Pelo menos o cemitério está mais limpo - disse Solange.

O aposentado Ademar Zeppenfeld 67 anos, afirmou que, ao chegar no cemitério ontem, foi surpreendido pela limpeza.

CRONOGRAMA
A prefeitura informa que tem um cronograma de limpeza dos cemitérios municipais até sexta-feira. O serviço é feito periodicamente, mas foi intensificado nesta época devido ao Dia de Finados. Em relação ao Cemitério de Boca do Monte, a Subprefeitura do distrito iniciou a limpeza na semana passada e foi concluída ontem. A manutenção ocorre a cada seis meses. O local tem 200 túmulos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Colunista do Diário conta a história de uma menina da 4ª série que não sabe ler Anterior

Colunista do Diário conta a história de uma menina da 4ª série que não sabe ler

Shopping de Santa Maria vai realizar exercício de simulação de incêndio nesta terça Próximo

Shopping de Santa Maria vai realizar exercício de simulação de incêndio nesta terça

Geral