infraestrutura

VÍDEO: manutenção em dia é prioridade nos banheiros públicos de Santa Maria

Natália Müller Poll

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Os banheiros públicos de Santa Maria, localizados na Praça Saldanha Marinho, estão disponíveis à comunidade conforme as medidas de prevenção ao coronavírus. Mesmo com menos movimento nas ruas nos últimos meses, a pandemia trouxe mudanças no dia a dia dos funcionários que fazem a limpeza do local, já que a higiene precisou ser intensificada. A manutenção é feita pela prefeitura, por meio de contrato com a empresa Sulclean. 


HIGIENIZAÇÃO
Segundo Fábio Ache, supervisor da Sulclean, a limpeza e manutenção do local são frequentes. Uma das primeiras medidas é evitar aglomeração e não permitir a entrada de pessoas sem máscara de proteção: 

- Enquanto os banheiros estão abertos, há colaboradores fazendo a higienização. Fizemos, também, a sanitização a vapor nas áreas internas e externas do banheiro, ao menos três vezes por semana.

Desde abril, indústria e construção civil mais empregaram do que demitiram na cidade

Laci Rodrigues de Souza, 57 anos, usa o banheiro público durante o dia enquanto busca emprego no centro da cidade. Ela está satisfeita com o serviço.

- Quando entramos, já sentimos o cheirinho de limpeza. Tais condições ajuda a quem precisa passar mais tempo na rua, como eu - diz Laci.

ESTRUTURA
Na manhã de ontem, a reportagem observou que, mesmo com marcas do tempo, os banheiros apresentam boas condições de limpeza e água disponível em todas as torneiras e descargas. Das oito unidades com vasos sanitários femininos, apenas duas estavam interditadas. O mesmo acontece no banheiro masculino.

Caminhão do Peixe estará nos bairros Centro e Medianeira nesta semana

Um dos funcionários explicou que, deixar algumas dessas repartições indisponíveis, é uma medida para evitar aglomeração. Ele pede aos usuários que respeitem as medidas exigidas em decreto, para garantir a preservação da saúde de todos.

A Superintendência de Comunicação da prefeitura garante que o local atende a regras de acessibilidade e está de acordo com os decretos sanitários, mas que ainda há uma pendência a ser resolvida em relação a um cabo de energia que interliga os banheiros ao prédio da Casa de Cultura. Essa é uma medida paliativa para fornecer energia aos motores da bomba da caixa d'água para abastecimento.

Lista de espera do Prouni tem resultado divulgado nesta segunda

Em nota, a prefeitura esclarece que "o cabo foi instalado após o quinto furto de cabos de energia da Casa de Cultura. Em um dos furtos, houve um curto circuito que danificou todo o sistema de entrada de energia. A extensão é instalada diariamente, na abertura do horário dos banheiros, e retirada ao final do dia. A nova entrada de energia aguarda projeto para instalação de um novo sistema de fornecimento de energia".

Os banheiros da Saldanha Marinho, únicos públicos da cidade, ficam disponíveis para a população de segunda a sábado, das 8h às 22h.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cortes por não pagamento da conta de água seguem suspensos até 25 de setembro Anterior

Cortes por não pagamento da conta de água seguem suspensos até 25 de setembro

Próximo

VÍDEO: para gerente de loja, moda conforto ganha força na pandemia

Geral