solidariedade

VÍDEO: mais de 500 famílias já foram beneficiadas pela Campanha do Agasalho em Santa Maria

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Especial)

Um mês após ter sido lançada, a Campanha do Agasalho 2021 recebeu 15.880 peças, entre roupas, calçados e cobertores. De acordo com o levantamento mais recente da  Secretaria de Desenvolvimento Social, dentre os itens arrecadados, 10.760 já foram doados. Até agora, foram beneficiadas 589 famílias em situação de vulnerabilidade social de Santa Maria. O balanço é feito aos sábados, e encaminhado à Defesa Civil.


A Campanha do Agasalho deste ano teve início em 15 de maio e possui diversos pontos de coleta espalhados pela cidade. Quem deseja receber alguma roupa ou cobertor da Campanha deve ir até o Ginásio B do Centro Desportivo Municipal (CDM), o Farrezão, entre terça e sexta-feira, das 13h30min às 16h30min. A distribuição segue todos os protocolos de saúde e segurança. O CDM também é um ponto de coleta de doações da Campanha do Agasalho 2021, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h.

Em comparação com o ano passado, aumentou os dias totais de ação. Em 2020, a Campanha durou seis semanas, com funcionamento em dois dias. Este ano, serão 10 semanas com 4 dias de funcionamento cada. Conforme o coordenador da Campanha, Rodrigo Capeleto, já foram realizados 650 atendimentos no CDM. É estimado que cada pessoa leve em torno de 20 peças de roupas a cada visita ao local:

- Terça-feira é o dia que temos mais procura. As pessoas pensam que as melhores roupas estarão disponíveis só no primeiro dia, mas não é assim. Temos nosso estoque e renovamos conforme as peças saem. 

Lauri Machado da Silva, 58 anos, está desempregado e foi até o Farrezão em busca de roupas para sua netinha, Mirella, de 1 ano. Ele escolheu algumas peças, mas também pensou em formas de contribuir para a campanha.

- Sacolas são itens que temos em casa, acumulamos e muitas vezes ficamos sem usar. Vou trazer algumas para que as pessoas possam colocar as roupas e levar embora - diz, Silva. 

Conta de luz vai ficar 9,95% mais cara

De acordo com o secretário João Chaves, os itens mais procurados são cobertores, itens infantis e roupas de tamanho G e GG. Ainda segundo ele, é feito um cadastro, para que haja continuidade na assistência a estas pessoas.

- Queremos saber se estas pessoas estão no Cras (Centro de Referência de Assistência Social), se recebem bolsa família, para que tenham os direitos assegurados. Direitos estes que são constitucionais - afirma o secretário.

A iniciativa segue até 31 de julho e tem o apoio da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (Apusm), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Espaço Contábil Região Centro.

Vacinação a partir dos 50 anos será nesta quinta-feira em Santa Maria

PONTOS DE COLETA DA CAMPANHA DO AGASALHO 2021

  • Supermercados Rede Vivo
  • Monet Plaza Shopping
  • Shopping Praça Nova
  • Royal Plaza Shopping
  • Postos Ferrari
  • Associação dos Transportadores Urbanos (ATU)
  • Farmácias São João
  • Oral Sim
  • Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (Apusm)
  • Espaço Contábil
  • Lumenk Energia Solar
  • Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)
  • Centro Desportivo Municipal (CDM)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

PLURAL: os textos de Suelen Aires Gonçalves e Silvana Maldaner Anterior

PLURAL: os textos de Suelen Aires Gonçalves e Silvana Maldaner

Próximo

VÍDEO: controladores de tráfego começam a multar a partir de 21 de junho

Geral