santa maria

VÍDEO: com retirada de árvores e conserto de telhados, dia é de reconstrução após temporal

18.357

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Eduardo Ramos (Diário)
Bombeiros fazem o corte de árvores na Rua São Paulo, no Bairro Pinheiro Machado

O que se vê em Santa Maria nesta terça-feira são as marcas deixadas pelo temporal dos últimos dias. No chão, muitas telhas quebradas e fiação de energia elétrica que caiu. Em alguns locais, trabalhadores ainda fazem a troca de postes de luz. Galhos quebraram e até árvores inteiras foram arrancadas. Calçadas ficaram danificadas pela queda de árvores com a força do vento de 118 km/h. Moradores aproveitaram o dia de sol para subir nos telhados e fazer o conserto. O total de casas destelhadas, contabilizadas até agora pela Defesa Civil, é de 144. 


style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">Neste momento de reconstrução, é necessária a solidariedade de amigos e vizinhos. Jonatas Lemos, 32 anos, morador do Bairro Tancredo Neves, estava viajando de férias quando foi avisado que a casa ficou destelhada. Logo voltou para ver de perto. Recebeu ajuda para retirar o que ainda restou e limpar a residência, que ficou alagada. 

- A nossa perda maior foi no fundo da casa, em um dos quartos. Perdemos dois roupeiros, cama e colchão, além do telhado todo. Em outros cômodos, também voaram telhas. Algumas portas foram danificadas, fora a sujeira toda. Foi bastante estrago mesmo - conta. 

Após estragos do temporal, prefeitura trabalha em plano municipal de contenção de riscos

No mesmo bairro, o segurança Vanderlan Carvalho, 64 anos, viu as telhas e até mesmo as madeiras de sustentação do forro da casa quebrarem. Em frente à residência, ainda estavam os entulhos do telhado. 

- Eu não sei como vou fazer para pagar o conserto, não tenho esse dinheiro - revela Vanderlan.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Eduardo Ramos (Diário)
Vanderlan Carvalho mostra as madeiras que quebraram no telhado

RETIRADA DE ÁRVORES

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">A região oeste da cidade foi a mais afetada. Ao circular pela área, ainda foi possível ver muitas árvores caídas. Equipes do Corpo de Bombeiros realizavam a retirada dos galhos danificados e usaram motosserra para fazer a poda de árvores que oferecem risco. No total, foram 75 árvores que caíram com a ventania em Santa Maria. 

Na Rua São Paulo, Bairro Pinheiro Machado, galhos de uma árvore cederam bem em cima de uma casa, que ficou destelhada. O representante comercial Martin Pereira, de 41 anos, não estava na residência no momento da ventania. O que viu, quando chegou em casa, assustou:

- Estourou vidro, fora os galhos que caíram em cima e furaram as telhas. Voou telha também do outro vizinho aqui para a casa. E os galhos também ficaram pendurados nos fios elétricos.

Em frente a outra casa, na Rua Fernando do Ó, na Tancredo Neves, as raízes foram arrancadas do chão e uma árvore inteira caiu em cima de uma residência. Já na Rua Vasco da Cunha, no Bairro Pinheiro Machado, equipes ainda realizavam a troca de postes de luz e da fiação elétrica. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Bailes de carnaval infantil movimentam Santa Maria nesta terça-feira Anterior

Bailes de carnaval infantil movimentam Santa Maria nesta terça-feira

Próximo

Uso facultativo de máscaras em crianças é alvo de críticas e questionamentos

Geral