literatura

VÍDEO: Alunos do Ensino Fundamental lançam produções literárias na Feira do Livro de Santa Maria

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário) Os estudantes do 9º ano do ensino fundamental do Colégio Sant'Anna, Manuela Dias (à esq.) e Bernardo Candia, junto com os professores, Thais Costa da Silva e Deivide Millani (à dir.), no lançamento do ebook Narrativas de Ficção Científica. 

Nesta segunda-feira, estudantes do Colégio Sant'Anna e da Escola Estadual Humberto de Campos lançaram suas produções literárias na Feira do Livro de Santa Maria.

O ebook Narrativas de Ficção Científica foi construído em conjunto pelos alunos do 9º ano do ensino fundamental do Colégio Sant'Anna. De acordo com a professora de Letras da escola, Thais Costa da Silva, a atividade faz parte do planejamento estudantil sobre gêneros literários.

Durante a construção do ebook, cada estudante escreveu uma história e fez uma ilustração da narrativa. Além de oferecer um conhecimento interdisciplinar de português e artes, Thais afirma que a publicação do ebook visa valorizar o trabalho dos estudantes.

Projeto social leva esporte e lazer para jovens em São Sepé

A estudante Manuela Dias, 15 anos, do 9º ano do Ensino Fundamental da escola, conta que sua história tem como tema o futuro do planeta diante da poluição. 

- O que eu mais gostei foi desenhar a capa da minha história, mas eu adorei, pela primeira vez, publicar uma ficção escrita por mim - afirma Manuela.

Em um primeiro momento, as histórias dos estudantes foram lançadas em formato de audiobook, ainda durante a pandemia. Neste ano, os professores organizaram o material para que fosse possível lançar o ebook. Ambos materiais, em áudio e em texto, estão disponíveis no site do Colégio Sant'Anna.

O aluno Bernardo Candia, 14 anos, do 9º ano do ensino fundamental, relata que desde criança sempre gostou de escrever. Para ele o processo da escrita foi o mais interessante.

- A minha história foi sobre um universo cibernético. O lançamento foi algo bem novo pra mim, pois sempre quis lançar uma história - conta Bernardo.

Inter-SM recebe o Avenida nesta terça-feira pela penúltima rodada da primeira fase

O professor de artes, Deivide Millani, avalia que um dos principais benefícios da atividade foi a autonomia que os alunos receberam para criar suas histórias.

- Eu acredito muito na autonomia de autoria, de cada um construir da sua maneira, encontrando seus caminhos, entendendo seu processo, sem comparações, com inspirações, influência, e encontrando suas narrativas, mesmo que fictícias - afirma o professor.

Outro aspecto positivo, segundo Millani, foi o lançamento do ebook na Feira do Livro. Isso possibilitou que os estudantes tivessem protagonismo em um espaço cultural e artístico de Santa Maria, e também pudessem ampliar para além dos muros da escola suas produções literárias.

Teatros e Cinemas de Santa Maria exigirão comprovante de vacina a partir de domingo

A Escola Estadual Humberto de Campos também participou dos lançamentos da Feira do Livro na tarde desta segunda-feira. O material presente na praça foi um fanzine, uma espécie de livreto com escritas e desenhos de interesse dos estudantes.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Primeira versão do fanzine Nossas Guerras, produzido pelos alunos da Escola Estadual Humberto Campos. Foto: Renan Mattos (Diário)

O fanzine Nossas Guerras foi criado nas oficinas ministradas pela professora de educação especial, Lidiane da Silva Braz, e pelo professor de artes, Deivide Millani.

- Nesse grupo de alunos surgiu a ideia do fanzine, em que eles organizaram algumas escritas relacionadas a temáticas que já trabalhávamos durante o processo da oficina, como questões sobre infância, racismo e desigualdade social.

O fanzine tem custo de R$ 5 e pode ser adquirido na Escola Estadual Humberto Campos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Santa Maria registra alagamentos em dois bairros e estragos em vias de três distritos

Próximo

Novo crematório de Santa Maria começa a operar nesta segunda

Geral