Foto: Vinicius Becker
O SolarButterfly é uma casa movida a energia solar, com 9 metros de comprimento, que é rebocada por um carro elétrico
Santa Maria recebeu, nesta sexta-feira (19), o SolarButterfly, o maior veículo movido a energia solar do mundo. A equipe, vinda da Suíça, está na reta final de uma jornada de quatro anos pelo mundo.
A visita à cidade teve como endereço o campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Até chegar ao Coração do Estado, o SolarButterfly (em inglês, borboleta solar) percorreu mais de 86 mil quilômetros em 43 países.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Na UFSM, a equipe foi recebida por professores e estudantes da Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), do Centro de Tecnologia. Ao longo do dia, o carro ficou em exposição pública no campus.
O projeto
O SolarButterfly é como se fosse uma casa movida a energia solar, com 9 metros de comprimento e em forma de borboleta (daí o nome), que carrega um veículo elétrico que a reboca. É um projeto de uma organização não governamental (ONG) que visita instituições de ensino e outras entidades para promover a ideia da sustentabilidade e chamar a atenção para as possíveis soluções aos problemas causados pelo aquecimento global.
Depois de uma viagem pela África, a equipe do veículo solar desembarcou há poucos dias na América do Sul, com visita ao Uruguai.
Do país vizinho, o carro pretende seguir viagem até o norte do Brasil. O destino final será Belém, no Pará, para a COP 30, que ocorrerá em novembro. Depois do evento internacional sobre o meio ambiente, a equipe seguirá viagem para a Colômbia.