Tropeada da Canção e Festa do Porongo movimentam Arroio do Só; confira datas

A quarta edição da Tropeada da Canção Nativa deve ocorrer no dia 26 de julho, no distrito de Arroio do Só, interior de Santa Maria. Este ano, o evento se une à VI Festa do Porongo, que será realizada no dia 27, transformando o fim de semana em uma grande celebração da cultura gaúcha.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


A Tropeada se consolida como um dos mais representativos festivais do cenário nativista, tendo recebido expressivas 289 composições inscritas, vindas de diversos cantos do Rio Grande do Sul. Dessas, 12 canções foram selecionadas para subir ao palco na noite do dia 26, levando ao público composições inéditas e carregadas da essência do cancioneiro gaúcho.


O corpo de jurados é um dos grandes destaques da edição, formado por nomes respeitados da música regional: Su Paz, Ramires Monteiro, Jaime Brum Carlos, Francisco Alves e Fernanda Irala. Com experiência e sensibilidade artística, eles terão a missão de escolher, entre as composições, aquelas que melhor traduzem o espírito da canção nativa.


Durante a programação da Tropeada, o público ainda poderá desfrutar de dois shows especiais: Kiko Lemos no intervalo e Nenito Sarturi no encerramento da noite.

 
A realização é da produtora cultural Iara Druzian, que comemora o alcance da iniciativa e reforça a importância de valorizar as manifestações culturais do Estado.


– Receber quase 300 músicas é um indicativo da força e da vitalidade da nossa música nativista. A Tropeada cresce a cada edição, fortalecendo a cultura gaúcha e revelando novos talentos. A expectativa para a noite do dia 26 é de um espetáculo emocionante e autêntico – destaca Iara.


Festa do Porongo
Já a VI Festa do Porongo, no dia 27 de julho, contará com desfile da comunidade, feira de artesanato, almoço festivo e encontro de invernadas, reforçando o espírito de união e valorização das tradições locais.
O evento tem entrada gratuita e convida o público a prestigiar dois dias de programação intensa, com música, arte, gastronomia e integração comunitária.


A IV Tropeada da Canção Nativa e a VI Festa do Porongo contam com incentivo cultural da Clínica Viver, apoio da 13ª Região Tradicionalista, do CTG Victorio Mário e financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria. A realização tem também o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria.


Canções classificadas

Boieira (valsa)
Letra: Carlos Omar Vilela Gomes
Melodia: Leonardo Diaz Morales


De pés descalços (milonga)
Letra: Getulio Silva
Melodia: Sabani Felipe de Souza


Lampejos de alma (milonga)
Letra: Carlinhos LimaMelodia: Sabani Felipe de Souza


Milonga pro coração (milonga)
Letra: Jorge Nicola Prado
Melodia: Kauê Diaz


Milongão do vento livre (milonga arrabalera)
Letra: Alex brondani, Luciano Rozalino, Gilson Parodes
Melodia: Magno Bitencourt


Nas coisas simples do mundo (chamamé)
Letra: Luciano Rozalino
Melodia: Volmir Coelho


Os campeiros também amam (milonga)
Letra: Máximo Fortes (in memorian)
Melodia: Pena Flores e Pedro Flores


Para quem partiu (canção)
Letra: Rogério Anese
Melodia: Ilberto Trentin


Pealos e Paixões(vaneira)
Letra: Ovidio Mayer e Giovani G. Pinheiro
Melodia: Giovani G. Pinheiro


Portão (milonga)
Letra: Penna Flores
Melodia: Pedro Flores


Sol Interior (milonga)
Letra: Gujo Teixeira
Melodia: Evandro Zamberlan


12 Terra (valsa)
Letra e Música: Tulio Urach


Suplentes

01 Amigo de verdade (milonga canção)
Letra: Elisandro Bianchini
Melodia: Xuxu Nunes

02 Pampa e Rebeldia (milonga)
Letra: Humberto Gabbi Zanatta (in memorian)
Melodia: Evandro Zamberlan

03 Estou de volta, querência (milonga)
Letra: Mário Amaral
Melodia: Beto Gonzales

04 Milonga da estrada vazia (milonga)
Letra e Melodia: Kauê Diaz

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Redação do Diário

POR

Redação do Diário

[email protected]

A quem pertence o Recanto? Decisão reacende debate sobre o território e outras 5 notícias Anterior

A quem pertence o Recanto? Decisão reacende debate sobre o território e outras 5 notícias

Academia Brasileira de Letras terá primeira integrante negra após mais de 100 anos de história Próximo

Academia Brasileira de Letras terá primeira integrante negra após mais de 100 anos de história

Geral