Tradicionalismo

Três prendas da região concorrem na 52ª Ciranda Cultural de Prendas com o sonho de representar o Estado

Três prendas da região concorrem na 52ª Ciranda Cultural de Prendas com o sonho de representar o Estado

Foto: Divulgação 13ª Região Tradicionalista

Três prendas que representam a 13ª Região Tradicionalista (RT) estão concorrendo na 52ª edição da Ciranda Cultural de Prendas, em Rio Grande. O evento que começou na última quinta-feira (18) terá sua premiação neste sábado (20), quando conheceremos as novas prendas do Estado na categoria Mirim, Juvenil e Adulta.  Giovana Arruda Rodrigues (1ª Prenda Mirim da 13ªRT), Yasmin Machado (1ª Prenda Juvenil da 13ªRT) e Manoela Zanini de Matos (1ª Prenda da 13ªRT), buscam se tornarem Prendas do Estado do Rio Grande do Sul. 


 A Ciranda Cultural de Prendas é realizada anualmente e elege dentre as candidatas, aquelas que melhor representem as virtudes, a graça, a cultura, os dotes artísticos, a desenvoltura e a expressão da mulher gaúcha. Fazem parte da Ciranda avaliações escrita, artística, oral, mostra folclórica e relatório de atividades.


A Diretora de Concursos da 13° RT, Thiarla Michelle da Silva, acompanha a comitiva dos membros das entidades tradicionalistas da 13° RT,  as prendas e seus familiares. 

– Na realidade é um sonho de prenda que se estende por 4 anos. Elas concorrem dentro das suas identidades. Depois elas concorrem nas regiões, no caso, na 13ª e agora ela se preparam para se concorrer no Estado. Elas se prepararam um ano para este último nível, o Estado – relata Thiarla Michelle. 

Perfil das candidatas 

Foto: Divulgação 13ª Região Tradicionalista
  • 1° Prenda Mirim da 13° RT Giovana Arruda Rodrigues - 12 anos. Ela vem do DTCE Marcas do Pampa  e está concorrendo com 16 candidatas do Estado.

  • 1° Prenda Juvenil da 13° RT - Yasmin Machado Flores - 16 anos. Vem do CPF Piá do Sul e concorre com 23 candidatas do Estado. 

  • 1° Prenda Adulta da 13° RT - Manoela Zanini de Matos - 22 anos. Vem do CPF Piá do Sul e concorre com 17 candidatas do RS. 


Em 2023, a Ciranda de Prendas será realizada na cidade de Rio Grande, de onde vem a 1ª Prenda do Estado, Giovana Martins, do CCN Sentinela do Rio Grande, que conquistou o título na edição do ano passado, realizada na cidade de Bagé. As provas acontecerão na Universidade Federal de Rio Grande e o fandango oficial, onde será dado o resultado, será na Sociedade Amigos do Cassino.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Bloqueio na rótula de acesso ao viaduto da BR-158 para a Duque de Caxias inicia nesta segunda, alerta DNIT Anterior

Bloqueio na rótula de acesso ao viaduto da BR-158 para a Duque de Caxias inicia nesta segunda, alerta DNIT

Brique da Vila Belga, show da dupla Ana Vitória, Festival Paralímpico e outras opções para curtir o final de semana Próximo

Brique da Vila Belga, show da dupla Ana Vitória, Festival Paralímpico e outras opções para curtir o final de semana

Geral