Divulgado

Tema da redação do Enem é sobre sistema educacional para surdos

Joyce Noronha

Exatamente às 13h30min deste domingo, quando cerca de 6,7 milhões de candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começavam a resolver as questões do primeiro dia de provas, o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) postou nas redes sociais o tema da redação para este ano: "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil"

via GIPHY

As postagens do Inep informam também que o assunto proposto aos participantes deve ser desenvolvido em um texto dissertativo-argumentativo, de até 30 linhas. Os candidatos precisam embasar a redação em uma situação-problema e em subsídios oferecidos pelos textos motivadores que estão no enunciado da prova de redação.

Como controlar a ansiedade antes da prova do Enem

A professora de redação Mariane Lazzari, do Totem Vestibulares, diz que não ficou surpresa com o tema proposto. Ela avalia que a inclusão de alunos com necessidades especiais é um assunto muito recorrente dentro da Educação e que o próprio Inep deu indícios da importância deste tema ao longo do ano. 

Para Mariane, a maneira que o comando foi dado, especificando os surdos e os desafios no sistema educacional, é uma forma de garantir que menos candidatos zerem a redação.

– Não tivemos acesso ainda aos textos motivadores, mas acredito que fechar bem a proposta vai separar os alunos articulistas que estão bem preparados para escrever a redação, dos candidatos que foram à prova com "discurso pronto" – analisa a professora.

STF proíbe nota zero para redação do Enem que ferir direitos humanos

Além disso, Mariane afirma que é um tema relevante, já que ainda é escassa a quantidade de docentes preparados para atender os alunos com surdez.

ANTES DA PROVA
Os portões dos locais de prova do Enem abriram ao meio-dia para os candidatos, mas antes disto centenas de pessoas chegavam aos 21 locais designados para aplicação do exame em Santa Maria. Na praça em frente a escola Manoel Ribas, por volta das 12h15min a estudante Eduarda Domingues Khols, 19 anos, escutava música para se manter calma. Ela conta que sua playlist era composta por mantras de ioga. 

Para a reportagem, Eduarda contou que apostava em temas como homofobia ou sobre o sistema carcerário no Brasil. 

 Santa Maria - RS - BRASIL 05/11/2017Enem na escola Maneco
Eduarda escutava músicas calmas antes de entrar na sala da prova, enquanto os pais, ao lado dela, demonstravam apoio à estudanteFoto: Lucas Amorelli / New CO DSM

Enquanto aguardava o horário de entrar na sala de prova, os pais dela, Carla Domingues e Jair Kohls, tomavam chimarrão ao lado de Eduarda, em um apoio silencioso à filha. Eles contam que vieram de Agudo, na manhã deste domingo, para fazer companhia a Eduarda antes do primeiro dia de provas do Enem.

– Ela já mora aqui há uns meses, veio para fazer cursinho. Mas nós não podíamos deixar de acompanhar este momento e viemos pra dar este apoio – conta a mãe.

Linhas de ônibus terão horários extras nos dois domingos de Enem

Há alguns metros de Eduarda, estava um grupo de amigos. Os estudantes Julie Machado, 19, Ricardo Alves Rodrigues, 17, Paola Escobar e Emilyn Oliveira, ambas de 18 anos, preferiram ir até o local sem pais e parentes, pois dizem que familiares acabam os deixando mais nervosos.

Antes da prova, as sugestões dos amigos para temas de redação também estava ligado a assuntos que ficaram em evidencia na mídia, mas nenhum deles comentou algo relacionado à educação.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Jovem é assassinado a tiros durante festa em Santa Maria 

Próximo

Primeiro dia de provas do Enem registra abstenção de 30,2%

Geral