Saúde

Suspeita de meningite bacteriana grave em Cruz Alta não é confirmada

"

A prefeitura de Cruz Alta emitiu um comunicado em relação a um caso de suspeita de meningite bacteriana na cidade. De acordo com comunicado da Vigilância Epidemiológica da 9ª Coordenadoria Regional de Saúde, o exame deu resultado negativo para o tipo grave da doença.

O LACEN (Laboratório Central do Estado) liberou o resultado do exame de Látex (Imunologia), negativo para: Neisseria meningitidis soro grupos A, B,C Y ou W 135, Haemophilus Influenzae sorotipo b, Streptococcus pneumoniae.

– Diante deste resultado, podemos dizer que a criança não apresenta nenhuma destas formas graves de meningite, mas de uma forma leve da doença – explica Denise Lemes da Veiga, enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica da 9ª CRS.

A forma mais branda da meningite não provoca risco de morte.

A vigilância foi notificada da suspeita na última segunda-feira. A criança, internada no Hospital Santa Lúcia, foi submetida a exames, que foram enviados para testes laboratoriais em Porto Alegre. Na terça-feira, os resultados foram encaminhados para o hospital. Conforme a enfermeira, a criança passa bem.

A meningite bacteriana é uma doença que compromete o sistema nervoso central. Os médicos recomendam que os pais estejam atentos ao aparecimento de sintomas como febre, vômito, dor de cabeça e rigidez de nuca. A doença pode ser prevenida com a higienização das mãos e de ambientes, que devem ser ventilados. Também é recomendado que utensílios de uso pessoal não sejam compartilhados.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Bebê de 12 dias é salvo de afogamento em Cachoeira do Sul

Próximo

Desfile Farroupilha em Santa Maria não terá participação de cavalos

Geral