STF nega pedido de adiamento e julgamento do Caso Kiss se mantém para fevereiro de 2024

O pedido de adiamento do novo júri do Caso Kiss, marcado para o dia 26 de fevereiro de 2024, foi negado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli.


A Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) e o Ministério Público pediam o adiamento do julgamento até que o STF decidisse a respeito de recursos interpostos contra a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que manteve a anulação do júri realizado em 2021.

De acordo com o site Metrópoles, Toffoli proferiu um despacho sigiloso em que negou a solicitação por razões processuais: considerou que o Supremo não poderia atuar no caso e sequer analisou o pedido liminar do MP.


Em resposta ao Diário, o Ministério Público respondeu em nota que "vai seguir ao lado das vítimas. A AVTSM acredita que tem de esperar o julgamento do recurso extraordinário e a instituição está trabalhando para isso. Mas continuamos preparados para a realização do júri".



O pedido de adiamento

No dia 11 de dezembro, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) já havia decidido por manter o novo julgamento do caso Kiss para o dia 26 de fevereiro de 2024.

O pedido de adiamento à 1ª Vara do Júri da Capital foi justificado pelo MPRS e AVTSM devido ao desgaste emocional que sobreviventes e familiares enfrentam nos últimos anos.

De acordo com o presidente do conselho da AVTSM, Flávio Silva, o pedido de adiamento foi feito com cautela e com o objetivo de poupar as famílias de mais um desgaste que envolve um novo julgamento.

– As famílias estão passando por momentos muito difíceis, estamos bastante fragilizados. Essa decisão não é um medo de enfrentar um novo júri, mas, sim, aquele ritual de recursos de apelações que começam a partir da decisão do júri e que se protela por mais anos. A gente não tem mais saúde para correr atrás disso por tanto tempo.

Apesar de incerto, a expectativa do MP é de que os recursos sejam julgados pela Suprema Corte ainda no primeiro semestre de 2024.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Nathália Arantes

nathalia.arantes@diariosm.com.br

Confira o que abre e o que fecha no feriadão de Ano Novo em Santa Maria e outras 5 notícias Anterior

Confira o que abre e o que fecha no feriadão de Ano Novo em Santa Maria e outras 5 notícias

Réveillon: movimento cresce cerca de 30% na rodoviária de Santa Maria; nas estradas, terá reforço na fiscalização Próximo

Réveillon: movimento cresce cerca de 30% na rodoviária de Santa Maria; nas estradas, terá reforço na fiscalização

Geral