Solenidade no domingo marcará entrega de investimento que evitou a ruína de prédio histórico da região

Solenidade no domingo marcará entrega de investimento que evitou a ruína de prédio histórico da região

Foto: Isabela Oliveira (Gazeta de Caçapava)

Casarão de quase 200 anos fica na Rua General Neto, na região central da cidade

Um patrimônio histórico do Rio Grande do Sul ganhará novo capítulo rumo à preservação neste fim de semana. No domingo, ocorrerá o ato de entrega do projeto de Salvamento da Casa dos Ministérios, um investimento de mais de meio milhão de reais que permitiu recuperar parte do imóvel situado na Rua Sete de Setembro, no centro de Caçapava do Sul.

 
O imóvel faz parte do Geoparque Caçapava do Sul Unesco. O salvamento é um ato pré-restauração, que busca impedir a ruína do prédio.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O projeto foi bancado por quatro empresas locais: RM Distribuidora, Dagoberto Barcelos, Super Engenho e Minuano Supermercados, que investiram R$ 600 mil por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Nesta etapa, foram feitos a limpeza e a remoção de escombros. Em paralelo, foram realizadas atividades culturais para divulgar a história.


A Casa dos Ministério foi construída durante o Brasil Colônia. O ano é desconhecido, mas pesquisas indicam que data do período entre 1800 e 1832.

Foto: Carlos Queiroz (Divulgação)

 
Erguida em estilo colonial, com um piso e amplas aberturas com arcos arredondados, comum nas edificações daquela época, a Casa dos Ministérios serviu de abrigo aos revolucionários durante a Revolução Farroupilha (1835-1845). No local, foi instalada a tipografia do jornal O Povo, principal periódico dos farroupilhas que circulou por dois anos, entre 1838 e 1840, para divulgar os feitos dos gaúchos que lutavam contra a Coroa Portuguesa.

 
Ali teria morado o mineiro José Ricardo Pinheiro de Ulhôa Cintra, um jornalista, militar e político que lutava ao lado dos farrapos. Quando Caçapava do Sul se tornou a segunda capital farroupilha, Cintra cedeu sua residência para a instalação dos ministérios da República Rio-Grandense, em 1839, fato pelo qual o imóvel é conhecido hoje.

Foto: Carlos Queiroz (Divulgação)

Patrimônio histórico do Estado  
A Casa dos Ministérios é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) desde 1994. O projeto de salvamento foi executado pela Perene Patrimônio Cultural, com a coordenação da arquiteta Simone Neutzling. O ato de entrega do projeto começa às 11h de domingo e contará com a presença da secretária de Cultura do Estado, Beatriz Araujo. Das 10h às 16h, haverá exposições, música e visitas guiadas.

 
A próxima etapa, ainda sem data nem recursos definidos, será elaborar o projeto para restaurar o antigo casarão.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura nos Bairros leva mais de 20 serviços para a Região Leste e ouve demandas do Bairro Diácono João Luiz Pozzobon Anterior

Prefeitura nos Bairros leva mais de 20 serviços para a Região Leste e ouve demandas do Bairro Diácono João Luiz Pozzobon

No céu santa-mariense de novo: como funciona o voo em um balão Próximo

No céu santa-mariense de novo: como funciona o voo em um balão

Geral