
Fotos: Beto Albert (Diário)
Sentados lado a lado, representantes do setor público e comunidade conversaram durante o primeiro Prefeitura nos Bairros, neste sábado (29), no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon. Lançado pelo poder Executivo de Santa Maria, a ação pretende dialogar com as comunidades de diferentes regiões do município e levar informações sobre diversos serviços. As demandas da população apareceram entre conversas dos moradores com secretários de diferentes pastas e prefeito e vice-prefeita, Rodrigo Decimo e Lúcia Madruga. Ruas melhores, iluminação e esgoto pluvial estão entre as principais solicitações.
Conforme gestão, o planejamento prevê que os encontros aconteçam duas vezes por mês. Até o momento, não foi divulgado o próximo local e a respectiva data.
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Por volta das 9h30min deste sábado (29), a população começava a chegar na área verde em frente à Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Circe Terezinha da Rocha, entre as ruas C e São Dimas. O local foi preparado com mais de 20 estandes e espaços recreativos. Não demorou muito para as crianças ocuparem os brinquedos infláveis e os pais circularem nos pontos, tirando dúvidas.

Primeiro dia de Prefeitura nos Bairros
Os serviços mais procurados incluíram vacinação, dúvidas e cadastros no Minha Casa, Minha Vida,castração de pets e teste rápido de Infecções Sexualmente Transmissíveis. Mas além de levar informação sobre os serviços ofertados pela prefeitura à regiões menos assistidas, a ideia é ouvir a comunidade.

– O principal é a aproximação da prefeitura com os bairros, trazendo aqui os serviços que a prefeitura oferece. É entender o que a comunidade realmente precisa e trazermos os passos que nós estamos pensando para o local. Já temos um diagnóstico de toda cidade. Esse momento, é lógico, vem demandas, e é a partir dessa oportunidade que poderes elencar as nossas prioridades – detalha Decimo.
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Demandas

Na conversa com a comunidade, o prefeito Decimo ouviu sobre a necessidade de ruas melhores, iluminação e rede de esgoto pluvial. A auxiliar de limpeza Marília Mossate Vizzoto, 30 anos, reforça o pedido para a atenção das ruas da Vila Maringá, no trecho abaixo da Emei Circe Terezinha da Rocha:
– Tem que ter uma melhora na estrutura das ruas, porque aqui é só barro, quando chove para trazer as crianças lá debaixo para o colégio, é tudo um barro. Fica um lodo, resvalando, não tem como caminhar.
Mas antes do asfalto, a comunidade ainda se preocupa com a estrutura de esgoto pluvial. O vigilante Airton Canabarro, 53 anos, descreve que na primeira quadra da Rua São Dimas, as bocas de lobo e estrutura da rua não dão conta da vazão da água quando chove, o que já deixou casas alagadas.

– Importante é prestar mais atenção nas vias, na colocação de boca de lobo, pois tem pouca vazão da água. Quando não tem vazão, acaba voltando água para dentro das residências – indica Canabarro.
Os secretários também tiraram dúvidas da comunidade. Na saúde, por exemplo, Guilherme Ribas foi questionado sobre a Estratégia Saúde da Família (ESF) Maringá, que passava por paralisação, mas teve obra paralisada após a empresa abandonar o contrato. O prazo de entrega era abril de 2023.

Demandas
A reportagem conversou com alguns moradores durante o evento. Segue todas as demandas listadas.
- Finalização da obra do Posto de Saúde da Maringá
- Revisão da rede pluvial de esgoto e mais bocas de lobos
- Iluminação e asfalto nas vias da Vila Maringá
- Atenção para o trecho próximo a Perimetral
- Mais eventos e atrações culturais para a região
- Mais paradas de ônibus
- Quebra molas na Rua Santa Maria, no Residencial Dom Ivo, para maior segurança
Movimento
- Castramóvel – 9 animais pré-agendados e cadastro para fila de espera;
- Testa Santa Maria – 100 testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs);
- Unidade móvel de saúde – Orientações, escovação supervisionada e entrega de kits de higiene bucal, entre outros;
- Vacinação – Vacinação do calendário e da Covid-19;
- Desenvolvimento Social – Emprega Santa Maria e atualização do Cadastro Único;
- Habitação – Dúvidas e inscrições do Minha Casa, Minha Vida;
- Procon – Unidade móvel tirou dúvidas, principalmente sobre dívidas;
- Educação – Central de matrículas;
- Produtos da agricultura familiar e artesanato.
Região à região
A secretária de Educação, Gisele Bauer, explica a dinâmica não só sobre os serviços da educação ofertados para a comunidade da Região Oeste nessa primeira edição, mas também quanto ao funcionamento das próximas edições. Ela explica que há um estudo prévio da região, em que se mapeia as frequentes demandas, elencando assim os principais serviços que devem estar presentes. Veja abaixo todos que estiveram presentes neste sábado (29).
– A gente estuda qual é a demanda da região e traz até a população os serviços que mais necessitam. A Central de Vagas, como ela é um espaço centralizado, a gente leva em todos os eventos. Além disso, ainda
tratamos sobre infraestrutura das escolas, professores, processos pedagógico. Também, e oferecendo os projetos de Educação Fiscal e incentivo à leitura – descreve Gisele.
A projeção é que vários bairros sejam visitados, com estrutura semelhante a montada no lançamento. Ainda não há data e local definido para a próxima edição.
Serviços disponibilizados
Gabinete do Prefeito
- Espaço para ouvir a comunidade
Resiliência Climática e Relações Comunitárias/Defesa Civil
- Cadastro de alertas
- Avaliação de risco
- Vistorias
- Orientações sobre prevenção e autossalvamento
Saúde
- Atendimento odontológico em unidade móvel
- Trailer "Testa Santa Maria" (Política HIV/Aids, testes de ISTs e hepatites virais)
- Orientações/ações de combate à dengue
- Vacinação
- Atendimento do setor de regulação da Secretaria de Saúde (verificação de consultas e exames na fila do SUS)
- Atualização do cartão SUS
Desenvolvimento Social
Acolhimento
- Atualização de Cadastro Único
- Acompanhamento familiar
- Encaminhamento para serviços de Proteção Básica e Proteção Especial
- Família Acolhedora (informações)
- Centro de Referência da Mulher (informações)
- Emprega Santa Maria (divulgação de vagas de emprego)
Habitação
- Cadastramento para programas habitacionais
Desenvolvimento Rural
- Feirinha de produtos da agricultura familiar
Procuradoria-Geral do Município
- Orientações e informações sobre as dívidas ajuizadas (dívidas cobradas por processo judicial)
Fazenda
- Orientações e informações sobre negociação de dívidas dos contribuintes
- Emissão de guias de pagamentos
Procon
- Unidade móvel do Procon SM (direitos do consumidor)
Segurança e Ordem Pública
- Escolinha Itinerante de Trânsito
Serviços Públicos
- Descarte de bens inservíveis por meio do programa Descarte Legal (eletrodomésticos e móveis)
Meio Ambiente
- Distribuição de mudas de árvore
- Cadastro para castrações de cães e gatos e castrações já agendadas (Castramóvel)
Esporte
- Informações sobre como participar das práticas esportivas gratuitas nos equipamentos da Prefeitura
- Teste de velocidade no medidor de velocidade de pedestres
- Aula de ginástica para todas as idades
Educação
- Contação de histórias
- Jogos da Educação Fiscal
- Central de Matrículas (tira-dúvidas e solicitação de vagas e de transferência escolar para a Educação Infantil; e tira-dúvidas para o Ensino Fundamental)
Cultura
- Pintura: painéis colaborativos (crianças de até 8 anos)
Autocuidado e bem-estar
- Massagem (curso de Massoterapia do SEG)
- Verificação de pressão arterial (curso de Enfermagem do SEG)
- Inscrições para atendimento em clínica-escola (curso de Psicologia da Ulbra)
- Orientações sobre atendimento psicológico (curso de Psicologia da Ulbra)
Entretenimento
- Mateada com distribuição de água quente e erva-mate
- Brinquedos infláveis para a criançada
- Escolinha Itinerante de Trânsito