O dia que marca o aniversário de Santa Maria foi de muita festa. A edição deste ano do Viva Santa Maria, promovido pela prefeitura, ocorreu no Largo da Gare e na Vila Belga, das 10h às 19h. Entre as atrações que abrilhantaram o evento que celebrou os 165 do município, estavam a Orquestra Sinfônica de Santa Maria (OSSM) com Beto Pires, Juliana Pires e Matheus Lopes, o grupo Atoque e a banda Vera Loca, que encerrou o dia. Todas as atividades eram gratuitas.
Turma alongada e vacinada

A programação começou com o aulão fitness e, para colaborar, o sol apareceu para fazer companhia e iluminar as cerca de 20 dançarinas que participaram da atividade promovida pela secretaria de Esporte e Lazer do município. A artesã Beatriz Schneider, 56 anos, que estava acompanhada das amigas e artesãs Celma Flores, 67 e Elisângela Marcílio, 50, participou do aulão com entusiasmo:
– Fomos convidadas a participar pelas professoras do “Recatadas da Ginástica”, nosso grupo lá do Centro Desportivo Municipal (CDM) e a gente veio dançar, se exercitar. É maravilhoso, saímos daqui com as energias renovadas – relata.
Celma Flores ainda comentou que pretendia voltar de tarde com cuia e térmica para tomar chimarrão e curtir as demais atrações.
Desde as 10h da manhã, crianças, jovens, adultos e idosos entraram na fila do estande organizado pela equipe da Secretaria da Saúde para se imunizar contra a gripe. A ação durou até às 16h e contemplou crianças a partir dos 6 meses de idade, até idosos. Foram cerca de mil doses oferecidas.
E teve gente que aproveitou o feriado para garantir a imunização da família toda. Foi o caso de Michelle Magalhães, que foi se vacinar com o marido Ederson Luís Krewer, e os filhos Luís Gustavo e Miguel. Ela incentiva toda a família a cuidar da saúde:
– Todo ano a gente toma. É muito importante para as crianças porque elas frequentam a escola e às vezes várias crianças ficam gripadas ao mesmo tempo. É bom ver que abriu para a população de várias faixas etárias. Hoje ainda vamos ficar aqui para aproveitar o evento.
Outra ação de prevenção que ocorreu no evento foi protagonizada por alunas do curso de Enfermagem que fazem parte de um projeto de extensão da Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma) com foco em educação e saúde. Elas distribuíram informativos sobre a dengue e conscientizaram a população sobre sintomas e o que fazer.
Ações de autocuidado também marcaram presença no evento. O espaço de beleza ofereceu serviços de massagem, maquiagem, corte de cabelo e até design de sobrancelha para o público. Marilene Machado da Silva, de 73 anos, foi uma das pessoas que aproveitou o evento para relaxar com a massagem.
E teve também quem foi à Gare com intenção de doar roupas para a Campanha do Agasalho 2023 e acabou ficando para prestigiar o evento. Esse é o caso da dona de casa Maria Salete Cabral, de 70 anos, que apesar de ser natural de Júlio de Castilhos diz se considerar mais santa-mariense:
– Muito legal o evento. Santa Maria estava precisando de algo assim. As atividades não se limitaram ao espaço da Gare, afinal, um trenzinho estava disponível para quem quisesse passear pelo Distrito Criativo. Crianças e adultos se organizaram em fila em frente ao Hotel Samara, na Avenida Rio Branco, para conhecer um pouco mais da região.
Espaço para as crianças

Brinquedos infláveis como tobogã gigante, castelinho, touro mecânico, piscina de bolinhas, além de cama elástica, fizeram a alegria da criançada no evento. Longas filas foram formadas por crianças acompanhadas de mães, pais e avós.
Luana Gutierres, de 24 anos, aproveitou o dia ensolarado e com temperatura agradável para levar os dois filhos, Valentina de 4 anos e Valentim de 2, para se divertirem no espaço infantil:
– Trouxe os dois pelos brinquedos, eles estavam muito ansiosos para isso – conta Luana.
Feirão regional
Cucas, salame, queijo, artesanatos e outros produtos feitos por comerciantes locais foram algumas das atrações da entrada da feira. Atuante na Associação de Artesãos do Rio Grande do Sul, a artesã Patrícia Pedron, 48 anos, também se fez presente no evento. Antigamente, ela trabalhava na produção e venda de lanches folhados, mas quando viu o trabalho de outros artesãos, decidiu mudar de ofício e segue na nova profissão há 8 anos:
– Faço luminárias em canos de PVC, comprei o material e aprendi tudo sozinha, exceto a parte elétrica, essa meu marido me ajudou a aprender. É maravilhoso ter um evento assim na cidade para divulgar o nosso trabalho – comenta ela.

Programação da tarde
Três palcos foram montados para receber os artistas. O Palco da Estação, próximo à praça de alimentação, recebeu shows de diversas sonoridades, para agradar a todos os gostos. O primeiro foi do Grupo Fio de Bigode, que entreteu o público que esteve presente no evento ao meio dia, com releituras de músicas gaúchas, além de composições próprias. Depois, às 13h, Paola Matos tocou grandes sucessos brasileiros acompanhada da sua banda. Já às 14h, foi a hora de receber a banda Daseroma, muito conhecida por tocar hits de Tim Maia. Dessa vez, eles trouxeram até faixas de Jorge Ben Jor para o show. O público cantou e dançou animado. A banda Tudo di Bom apresentou o melhor do samba e pagode para todos os presentes.

Após o parabéns coletivo pelos 165 anos de Santa Maria, que ocorreu por volta das 17h20min, mais um presente. O termo de homologação da venda da Galeria Rio Branco foi assinado pelo prefeito Jorge Pozzobom, o vice-prefeito, Rodrigo Décimo e a diretora executiva da Construção Jobim, Carine Rossini Belinazzo.
No Palco do Mercado, a Orquestra Sinfônica de Santa Maria (OSSM) se apresentou com Beto Pires, Juliana Pires e Matheus Lopes, além deles, o grupo Atoque e a banda Vera Loca animaram a noite.
No Palco Vila Belga, na Rua Manoel Ribas, teve muita música com o Projeto Mandacaru, com Elias Rezende, a cantora Evelíny com o projeto SambaAxé, Pitto Foliatti e Tony Guimarães. No fim da manhã também teve intervenção artística Uni, Duni e Tê.
Conforme a prefeitura municipal, a estimativa é de que cerca de mais de 10 mil pessoas participaram do Viva Santa Maria.
Em entrevista ao Jornal do Diário, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, avaliou o Viva Santa Maria, além de falar um pouco sobre o processo de planejamento da edição.
– Eu quero agradecer de coração a Rose, nossa secretária de Cultura e ao Rodrigo Decimo, nosso vice prefeito, que ajudaram a fazer toda a organização e planejamento. Muito gente diz: "Parabéns, prefeito" e eu fico feliz. Mas esse parabéns não deve ser só para mim. Somos um time e trabalhamos juntos. Tenho certeza que hoje foi um golaço.