Santa Maria continua destinando doações para os atingidos pelas chuvas no Vale do Taquari. Nesta segunda-feira (11), por volta das 9h, sete caminhões carregados com água, alimentos, colchões, produtos de higiene e materiais de limpeza saíram da cidade com destino a Lajeado. No sábado (9), três veículos haviam levado roupas. De acordo com a Defesa Civil do município, no total, cerca de 100 toneladas de donativos foram arrecadados. Destes, 65 toneladas já foram encaminhadas nas viagens de sábado e desta segunda-feira.
– Agora, é o momento de Santa Maria se solidarizar e apoiar as pessoas que mais precisam. Temos dez caminhões com, aproximadamente, 65 toneladas, já carregados. Se formos contabilizar o que temos em depósito temos cerca de 100 toneladas. Temos três montanhas de roupas, classificadas, triadas e limpas. Inclusive, lavanderias da cidade estão nos auxiliando para fazer a higienização das roupas – relata Adão Lemos, coordenador da Defesa Civil municipal.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Ainda conforme Lemos, se as condições climáticas forem favoráveis, mais caminhões com as doações de Santa Maria serão enviados ao longo desta semana. Por isso, a população pode continuar entregando itens no Centro Desportivo Municipal (CDM) ou na Defesa Civil. O reforço é para ração animal, roupas íntimas, materiais e ferramentas de limpeza, e produtos de higiene.
Quem pretende levar alimentos é recomendado que sejam de rápida preparação como macarrão, sardinha enlatada, barra de cereal e bolacha. Como muitas cidades ficaram sem energia elétrica, também é indicada a doação de lanternas, pilhas, velas e fósforos.
– Primeiro, separamos (os materiais), fizemos a triagem. Um caminhão é só de limpeza, outro só de água, só de materiais de limpeza, ou seja, vamos chegar lá e a equipe vai nos direcionar para o pavilhão correto. Quando aconteceu a tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria, o mundo inteiro nos abraçou e, agora, estamos dando nossa contribuição. Agradeço todos os voluntários e as pessoas que fizeram doações. Estão chegando em Lajeado 10 caminhões carregados de amor – conta o prefeito, Jorge Pozzobom.
- Governador e presidente da República em exercício se reúnem em Roca Sales; R$ 741 milhões são destinados pelo governo federal em ações emergenciais
- Mais de 790 militares atuam nos municípios afetados pelas enchentes no Estado
- Papa Francisco envia carta ao arcebispo dom Leomar em solidariedade às vítimas do temporal que causou destruição no Estado
Na saída desta segunda-feira (11), além das equipes da Defesa Civil, também estavam na Gare (ponto de partida), Guarda Municipal, secretarias de Desenvolvimento Social e de Mobilidade Urbana (fiscalização de trânsito).
As enchentes da última semana afetaram 92 municípios do Rio Grande do Sul. Até o momento, já foram contabilizadas 46 mortes. 46 pessoas seguem desaparecidas em Muçum, Arroio do Meio e Lajeado. Mais de 20 mil gaúchos estão desalojados e 4,7 mil desabrigados.
Doações para o Vale do Taquari
Locais
- Centro Desportivo Municipal (CDM) – Rua Appel, 798, Bairro Nossa Senhora de Fátima
- Defesa Civil de Santa Maria – Avenida Pedro Cezar Saccol, 605 (eixo secundário 8), Distrito Industrial
Horários
- Manhã – 8h às 12h | Tarde – 13h às 17h
Mais informações
- (55) 3174-1552
- (55) 99110-7940 (WhatsApp)