Apesar do anúncio, a abertura das especialidades de traumatologia e ortopedia no Hospital Regional de Santa Maria não foi marcada pelo atendimento ao público. Conforme o diretor técnico do Hospital, Vinicíus Menegola, o primeiro dia foi destinado a triagem da lista de espera do Estado, no qual aguardam 10.894 pessoas. A capacitação da equipe do hospital e a determinação do número de turno para atender a demanda, que é de 280 consultas por mês, também foi alguns dos pontos desenvolvidos nesta quarta-feira.
IPE Saúde aperfeiçoa serviços de atendimento aos usuários
Ao Diário, Menegola adiantou uma informação aguardada por pacientes de mais de 30 municípios da região:
–Na próxima semana, começaremos com agenda cheia.
A partir de segunda-feira, os pacientes deverão ser encaminhados para a instituição via Sistema Nacional de Regulação (SISReg) e Sistema de Gerenciamento de Internações Hospitalares (Gerint). Mensalmente, serão ofertadas 40 cirurgias e 280 consultas. A Secretaria Estadual de Saúde reitera que, após o primeiro atendimento, o paciente poderá ser encaminhado a outros procedimentos, incluindo exames, cirurgias e retornos pós-cirúrgicos, caso haja necessidade.
PROCEDIMENTOS
Conforme a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Saúde (SES), serão realizados todos os procedimentos da lista de média complexidade no Hospital Regional de Santa Maria, incluindo, quando necessário, a utilização de órteses, próteses e materiais especiais.
Veja a lista de procedimentos:
cirurgia do sistema osteomuscularcintura escapularmembros superiorescoluna vertebral e caixa torácicacintura pélvicamembros inferioresgerais
ANÚNCIO
Na última quinta-feira, a secretária estadual da Saúde (SES), Arita Bergmann, anunciou o inicio dos atendimentos de traumato-ortopedia no Regional. Durante o ato, que ocorreu em Santa Maria, um contrato entre o Estado e a Instituto de Cardiologia – Fundação Universitária de Cardiologia, que gestiona o hospital, foi assinado, formalizando a oferta de 40 cirurgias e 280 consultas e exames por mês.