Seminário do Comitê pelo Meio Ambiente debate a crise hídrica nesta sexta-feira

Bibiana Pinheiro

Seminário do Comitê pelo Meio Ambiente debate a crise hídrica nesta sexta-feira

NathSchneider

Foto: Nathália Schneider (Diário)

A 5ª edição do seminário do Comitê pelo Meio Ambiente debaterá um tema importante para Santa Maria, região e outras diversas partes do Rio Grande do Sul: a crise hídrica do Estado. O encontro está marcado para a próxima sexta-feira (28), a partir das 9h, na Sede do Grupo Diário, e contará com as palestras de João Hélio Pes, professor da Universidade Franciscana (UFN), e José Roberto Epstein, superintendente regional da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). O evento será transmitido ao vivo pela TV Diário, Rádio CDN e YouTube do Diário, com mediação do jornalista e colunista Deni Zolin.

Na Região Central, a falta de água para consumo humano é um dos principais agravantes da estiagem. Já os prejuízos econômicos na agricultura e na pecuária chegam a R$ 3 bilhões nos 39 municípios que decretaram emergência. Todas essas cidades obtiveram reconhecimento da situação de emergência pela União e homologação do decreto pelo governo do Estado.

Os palestrantes

João Hélio Pes – professor de direito da UFN

Pós-Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). João é professor do Curso de Direito da Universidade Franciscana (UFN) e ministra aulas na temática de Direito Ambiental e Direito Internacional Público, nos cursos de graduação em Direito e em Engenharia Ambiental e nos cursos de Pós-Graduação em Direito, Gestão Pública e Gestão Ambiental. Tem sua produção focada no direito de acesso à água potável, gestão das águas, prevenção e precaução em Direito Ambiental.

No evento, apresentará reflexões sobre o diagnóstico da crisehHídrica do Estado; a contextualização da Crise Hídrica com as mudanças climáticas, bem como a análise crítica de alguns aspectos jurídicos das normas que tratam da segurança hídrica e da Agência reguladora das águas (ANA). Sua fala será centralizada no papel das Ciências Jurídicas e Sociais (Direito) nas possíveis alternativas para solucionar a crise hídrica.

O professor lançará na 50ª Feira do Livro de Santa Maria, em coautoria com a Profª Micheli Capuano Irigaray o livro Privatização e Mercalização da Água, no dia 3 de maio, às 16h30min.

José Roberto Epstein – superintendente regional da Corsan

Foto: Claudio Vaz (Arquivo Diário)

É superintendente regional da Corsan desde 1º de abril de 2015. Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), começou as atividades na Companhia em 2008. Em 2011, assumiu o cargo de coordenador operacional em Santa Maria e, em 2013, de superintendente adjunto. Com 15 anos de empresa, ele tem experiência também no setor privado, como a Fockink Indústrias Elétricas e Rio Grande Energia (RGE).

No evento do Comitê, Epstein explorará a gestão hídrica do Estado, a situação de estiagem neste ano e em relação a outros momentos. Na palestra, ele contemplará, também, sobre o abastecimento de água na Região Central. As ações e políticas futuras voltadas ao abastecimento público também estarão em sua fala.

Acompanhe

O quê: Seminário do Cômite do Meio Ambiente sobre crise hídrica do estado

Quando: sexta-feira (28), das 9h às 11h

Onde: Sede do grupo Diário, Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi

Palestrantes: João Hélio Pes (UFN) e José Roberto Epstein (Corsan)

Transmissão: TV Diário, acompanhe também na Rádio CDN e YouTube do Diário.

Pautas ambientais

O Comitê pelo Meio Ambiente congrega órgãos públicos, instituições de Ensino Superior e sociedade civil organizada para discutir ações e iniciativas práticas que promovam mudanças comportamentais da sociedade, tornando o tema ambiental prioritário e urgente para a comunidade santa-mariense. Criado por seis instituições e pela necessidade de trazer à tona a temática que permeia o dia a dia da população, e que por décadas tem sido deixado à margem da agenda municipal, o grupo é formado pelo Grupo Diário, prefeitura de Santa Maria, Câmara de Vereadores de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Você conhece os furries? Brincadeiras e muita fofura marcam evento da comunidade em Santa Maria

Empresário santa-mariense comemora aniversário de 100 anos Próximo

Empresário santa-mariense comemora aniversário de 100 anos

Geral