Empresário santa-mariense comemora aniversário de 100 anos

Foto: Laura Gomes (Diário)

Completar um século de vida é um marco que poucas pessoas conseguem alcançar. Em Santa Maria, quem já pode vivenciar essa sensação foi o empresário Joaquim Della Mea. Nascido na Boca do Monte, em 1º de abril de 1923, neste sábado, Della Mea comemorou o aniversário de 100 anos no Salão Farroupilha, do Avenida Tênis Clube, junto com familiares, amigos e conhecidos.

- Sempre trabalhei muito, com bastante honestidade, procurando não prejudicar ninguém. Procurei ser útil para o município, o Estado e a nação. Com o amparo divino, consegui (realizar) mais da metade dos objetivos que pretendia. Hoje, estou me sentindo muito feliz, não esperava tanto acolhimento do pessoal que veio aqui, porque em festa sempre tem alguns que não conseguem vir - conta Joaquim Della Mea.

O empresário começou a trabalhar profissionalmente aos 22 anos como proprietário de um engenho de arroz no distrito de Boca do Monte. A partir de 1960, começou a viver em Santa Maria.

Por aqui, em um primeiro momento, investiu no setor de madeireira, porém, mudou de ramo em 1972, quando abriu uma dasprimeiras lojas de materiais de construção da cidade, a Demaco. Posteriormente, o empreendimento recebeu o nome Joaquim Dellamea e Filhos. Com a aposentadoria, em 1986, o negócio passou a ser administrado pelos filhos.

Hoje, a loja não está mais em funcionamento. O local, contudo, segue com a família, já que um dos netos de Joaquim administra a Dellamea Veículos no mesmo espaço que antes era ocupado pelo negócio de materiais de construção.

Festa de aniversário

Cerca de 160 pessoas estiveram presentes no aniversário de comemoração do centenário de Joaquim Della Mea. Conforme o filho, Paulo Roberto Fernandes Della Mea, 70 anos, o momento possibilitou a junção de toda a família:

- O pai trabalhou muito na vida dele e merece (a festa). Ele é uma pessoa muito conhecida na cidade, teve loja de materiais de construção e foi empresário. O pai quis fazer essa festa para comemorar os 100 anos porque ele está bem, com saúde. Fizemos o melhor que a gente pode para comemorar com ele a data e reunir toda a família. Uma pena a mãe não estar aqui, pois ela faleceu em novembro do ano passado, estava com 99 anos (na época).

Foto: Laura Gomes (Diário)

Joaquim tem sete irmãos, sendo que seis já faleceram e apenas uma, Inês, ainda está viva. Em 1947, Joaquim casou-se com Zulmira Fernandes Della Mea. O casal permaneceu junto por 75 anos, até o falecimento de Zulmira. A partir da união, tiveram quatro filhos: Maria de Fátima, Paulo, Carlos e Marco Della Mea. Hoje, são mais sete netos e oito bisnetos.

Uma das filhas, Maria de FátimaDella Mea, relata que o pai sempre foi ativo e autônomo. Segundo ela, a festa é para comemorar a trajetória de Joaquim e reunir não apenas a família, mas pessoas que tiveram passagem na vida do empresário, como amigos, médicos e colaboradores:

- O pai sempre teve garra, determinação e sempre teve a meta de chegar aos 100 anos. Ele batalhou, trabalhou, veio para Santa Maria e mudou o ramo, sendo um dos pioneiros nessa área de materiais de construção. Ele sempre teve um tino comercial e empreendimentos em vista. Ele sempre teve muita energia e vontade de viver. Ele merece essa comemoração, é um marco que a gente tem que festejar.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Laura Gomes

POR

Laura Gomes

[email protected]

Seminário do Comitê pelo Meio Ambiente debate a crise hídrica nesta sexta-feira Anterior

Seminário do Comitê pelo Meio Ambiente debate a crise hídrica nesta sexta-feira

Próximo

Maior limusine da América Latina é vista pelas ruas de Santa Maria

Geral