Quem estava aproveitando o frio do inverno, pode ir se preparando, pois o clima já começou a mudar. Nesta quinta-feira, os santa-marienses tiveram que lidar com uma grande variação térmica. Segundo dados coletados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mínima registrada na cidade foi de 0,2ºC, e a máxima, de 19,3ºC.
A maior variação foi registrada em São Vicente do Sul, com temperatura mínima de 0,2ºC e máxima de 21,2ºC. Essa diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima registradas num determinado período de tempo é chamada amplitude térmica.
FOTOS: leitores registram o frio em Santa Maria e região
Conforme os institutos de meteorologia haviam previsto, e que foi publicado pelo Diário ao longo desta semana, a massa de ar polar está perdendo força, e as temperaturas voltam a subir a partir de sexta-feira.
Frio deve retornar a Santa Maria, mas por pouco tempo
De acordo com o meteorologista Gustavo Verardo, as máximas já devem girar em torno do 20°C. Sábado a temperatura pode chegar aos 23°C e, no domingo, aos 27°C.
– O vento norte volta no final desta semana e, provavelmente, até 30 de julho, deveremos ter temperaturas bem parecidas com as da semana passada, com máximas acima dos 25°C. Mas queda de temperatura, mesmo, só deve ocorrer a partir de 5 de agosto e, de maneira mais intensa, só na segunda quinzena do mês que vem. E setembro também vai ser assim, com bastante alternância de temperaturas – acrescenta.
VARIAÇÕES
Confira as temperaturas registradas, ontem, em municípios da região:
– Caçapava do Sul – Mínima: 6,5ºC e máxima: 17ºC
– Cruz Alta – Mínima: 2,4ºC e máxima: 19ºC
– Santa Maria – Mínima: 0,2ºC e máxima: 19,3ºC
– Santiago – Mínima: 6ºC e máxima: 18,8ºC
– São Gabriel – Mínima: 0,7ºC e máxima: 20,5ºC
– São Vicente do Sul – Mínima: 0,2ºC e máxima: 21,2ºC
– Tupanciretã – Mínima: 3,7ºC e máxima: 18,8ºC
Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)