Santa Maria registra mais de 100 casos confirmados de dengue

Arianne Lima

Santa Maria registra mais de 100 casos confirmados de dengue
Foto: Gabriel Haesbaert (arquivo/Diário)

Santa Maria registra mais de 100 casos confirmados de dengue. Conforme o boletim epidemiológico divulgado na última sexta-feira (5), foram contabilizados 112 resultados positivos para a doença até o momento.

Novos registros

Em Santa Maria, o aumento surge após um período de estabilidade nos casos constatada ainda em junho deste ano. Ao Diário, o superintendente da Vigilância em Saúde, Alexandre Streb, explica que o crescimento nos casos confirmados ocorre devido ao atrasos nos resultados analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), do Centro Estadual de Vigilância em Saúde.

– Esses casos que foram enviados para o Lacen, alguns somente agora começaram a retornar de lá com resultado positivo ou negativo. Então, contabilizamos alguns que estavam em Porto Alegre, aguardando testagem a um bom tempo e por isso, podemos dizer que não temos casos de dengue notificados recentemente. O último caso notificado é de final de maio, o que demonstra um controle deste surto localizado que tivemos na Região Oeste e de alguns casos espalhados pela cidade – afirma.

Conforme Streb, alguns resultados tem chegado ao órgão em Santa Maria com mais de um mês de atraso, devido ao grande número de notificações enviadas por municípios do Estado ao laboratório. O número de confirmados ainda pode aumentar, mesmo que os casos não estejam mais ativos.

– Desses mais de 200 casos em investigação, muitos serão descartados e alguns irão positivar. Então, o número de confirmados ainda irá subir, mas é importante que a população saiba que é um número relacionado a notificações de meses atrás – alerta o superintendente.

Leia também

Unidades de Saúde de Santa Maria estão abertas para campanha de multivacinaçãoConfira o calendário de vacinação contra a Covid-19 para os próximos dias em Santa MariaCom biossegurança nível 3, laboratório da UFSM será primeiro do interior do Estado a realizar pesquisas com cepas vivas do coronavírus

Fim do surto?

Desde 2013, a Vigilância em Saúde de Santa Maria tem investido na contratação de mais agentes de endemias, responsáveis pelo prevenção e monitoramento de casos em locais físicos do município. Até o momento, Santa Maria registrou três surtos de dengue nos últimos anos. O primeiro foi em 2019. Para Streb, além da equipe, as boas práticas e as denúncias feitas pela população tem sido de grande valia no processo de controle e estabilização do quadro:

– A população tem colaborado e apresentado um melhor comportamento com relação a eliminação de água parada. As denúncias que eles trazem, conseguimos responder de forma mais rápida. É um conjunto. Claro que o frio também contribui significativamente para que não haja uma proliferação.

Por conta disso, a população deve permanecer atenta e buscar, pelo menos uma vez por semana, olhar pátio, calhas, piscinas, caixa d’água, entre outros itens que podem ser potenciais locais de proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

– O ovo do mosquito pode ficar mais de um ano em estado latente. O frio pode retardar o aparecimento da larva e a evolução para o mosquito alado, mas não impede que, no momento propício, ele retorne. É muito possível que com essas chuvas, se vier um calor por cima, venham a aparecer novos casos – conclui Streb.

Em investigação

Com o aumento nos casos confirmados, Santa Maria apresenta queda no número de exames em investigação. Conforme o boletim, 281 resultados ainda estão sendo analisados pelo Lacen, em Porto Alegre. No município, não há registros de óbitos em decorrência da dengue.

Em Santa Maria, também são monitorados possíveis casos de Zika e Chikungunya, ocasionadas pelo mosquito Aedes. O cenário é atualizado no site da prefeitura, a partir de dados fornecidos pela Vigilância em Saúde.

Dengue em números

Santa Maria*

Casos confirmados – 112Bairros com altos registros de casos confirmados – Tancredo Neves (29), Pinheiro Machado (27) e Juscelino Kubitschek (19)Casos em investigação – 281Bairros com altos registros de casos em investigação – Tancredo Neves (58), Pinheiro Machado (55), Nova Santa Marta (43) e Juscelino Kubitschek (34)

*Dados atualizados em 5/08/22

Fonte: Prefeitura de Santa Maria

Estado*

453 municípios infectados8 pessoas estão neste momento internadas em tratamento pela doença (seis em leitos clínico adulto e dois em Unidade de Terapia Intensiva)65 óbitos

*Dados atualizados em 9/08/22

Fonte: Painel de Casos de dengue do Estado

Arianne Lima – arianne.lima@diariosm.com.br

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inscrições para projeto Expressando Arte, da Quarta Colônia, seguem abertas até o final de agosto Anterior

Inscrições para projeto Expressando Arte, da Quarta Colônia, seguem abertas até o final de agosto

Júri popular: acusada de matar ex-namorada será julgada nesta quarta-feira Próximo

Júri popular: acusada de matar ex-namorada será julgada nesta quarta-feira

Geral