coronavírus

Santa Maria registra a terceira morte por coronavírus

18.398

ATUALIZADA às 10h20min do dia 25 de maio de 2020

Santa Maria registrou, neste domingo, mais uma morte na cidade, chegando a três óbitos por coronavírus. Segundo o Husm, a causa da morte é por Covid-19, segundo atestado de óbito. A paciente, uma idosa de 72 anos, foi internada há cerca de um mês no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e teve um primeiro exame positivo para o novo coronavírus. Ela morreu no final da manhã deste domingo, por volta de 11h. A paciente, identificada como Avanir Terezinha Lunardi Pereira tinha hipertensão, diabete e problemas renais e, por isso, era grupo de risco. A mulher era moradora de Santa Maria.

Casos de coronavírus já chegam a 51 em Formigueiro

O corpo da idosa será sepultado às 11h desta segunda-feira no Cemitério Ecumênico Municipal, sem velório, como determinam os decretos estadual e municipal para óbitos de pessoas com a confirmação ou suspeita de Covid-19.

Rodrigo Lunardi Pereira, filho da paciente, disse que a mãe, no dia 4 de maio, ao ser submetida a exame, ele deu positivo para a doença. Porém, em um novo exame realizado no último dia 21, ele havia dado como "não detectado" para a doença. Além do hospital considerar a causa da morte por coronavírus, a prefeitura de Santa Maria informou, em nota à imprensa, que a morte foi por Covid-19.

Médicos reforçam cuidados para quem precisa retomar a rotina em Santa Maria

Segundo Marcos Lobato, médico epidemiologista do município, é prática de hospitais testar, por várias vezes, os pacientes com diagnóstico da doença. Com o tempo, é normal que um paciente que já teve diagnóstico positivo possa testar negativo. Isso significa que o paciente já não transmite mais a doença e, dependendo do caso, pode ser tirado do isolamento. 

HISTÓRICO
Avanir buscou a Unidade de Pronto-Atendimento, em 24 de abril, com suspeita de contágio pela doença. À época, ela foi até a UPA com o marido, Roni Machado, 76 anos, que também apresentava quadro semelhante. Ele esteve internado, com ela, na ala da Covid do Husm. Machado ficou hospitalizado por oito dias. e, depois, deu alta. Ela permaneceu na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Husm.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Dia cinza e movimento moderado nas ruas centrais no domingo

Próximo

Atividades religiosas seguem com restrições em Santa Maria e região

Geral