Santa Maria envia material hospitalar e voluntários para apoio emocional para atingidos pelas chuvas no Vale do Taquari

Santa Maria envia material hospitalar e voluntários para apoio emocional para atingidos pelas chuvas no Vale do Taquari

Foto: Arquivo pessoal

Após as enchentes que atingiram mais de 105 municípios do Vale do Taquari no início do mês, a solidariedade tem sido cada vez mais protagonista em diversas ações. Neste mês, entidades de Santa Maria enviaram equipes e recursos para auxiliar na saúde física e mental de milhares de gaúchos afetados pela tragédia.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Assistência

Na primeira edição do Sala de Debate desta segunda-feira (25), o advogado, desembargador aposentado e provedor do Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo, Walter Jobim Neto, anunciou uma recente doação feita pela instituição, que completou 120 anos neste mês.  


Conforme o provedor, 11 camas, 12 sofás-cama, 20 biombos, 16 mesas auxiliares, 28 vasos sanitários, 28 pias, duas poltronas, uma cuba inox, um armário, dois berços com grade e 28 colunas para administração de soro foram enviados para o município de Roca Sales nesta segunda-feira. 

– Estamos remetendo para lá como doação ao hospital de Roca Sales, que ficou completamente destruído – justificou Jobim Neto, destacando a importância da onda de solidariedade no Estado. 


Acolhimento

No dia 15, uma equipe da Cruz Vermelha Brasileira com filial em Santa Maria viajou até os municípios de Muçum e Roca Sales para levar mantimentos e doações. A ação, que durou dois dias, buscou também acolher a população local. Nesta segunda-feira (25), mais uma entidade fará parte das ações no Vale do Taquari.


Conforme o porta-voz do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Santa Maria, Amilton Passos, uma equipe composta pela coordenadora do CVV Nacional do serviço e por cinco voluntários se deslocou para o município de Roca Sales. Entre as missões, está colocar em funcionamento uma base de atendimento do CVV naquela região.


– De Santa Maria, partiram cinco voluntários. A relação dos demais a comporem o grande grupo, está sendo organizado pelo CVV Serviço Comunidade Nacional de acordo com a necessidade para o atendimento – explicou Passos. 


Passos ressalta que, no decorrer de dois dias, a equipe deve receber a colaboração de voluntários das diversas cidades e estados do Brasil. Denominada Malas Prontas, a iniciativa faz parte do serviço Comunidade do CVV e busca atuar em bairros, instituições, eventos e situações de emergência, nos quais é constatada a necessidade de apoio emocional.


– Inicialmente, estamos com uma base fixa no município de Roca Sales para os atendimentos presenciais. Não será descartada a possibilidade da criação de outras bases, considerando as necessidades e a chegada de novos voluntários. Tudo será estudado – destacou o porta-voz do CVV Santa Maria sobre o planejamento.


A estimativa é de que a mobilização dure 30 dias, podendo ser prolongada por mais tempo. Com mais de 60 anos de trabalho no país, o CVV já conta com 3,5 mil voluntários capacitados para dar apoio emocional e contribuir para que as pessoas tenham uma vida mais plena, consequentemente, prevenindo o suicídio. 


Cenário do RS*

  • Óbitos – 49, sendo Bom Retiro do Sul: 1; Colinas: 2; Cruzeiro do Sul: 5; Encantado: 1; Estrela: 2; Ibiraiaras: 2; Imigrante: 1; Lajeado: 3; Mato Castelhano: 1; Muçum: 16; Passo Fundo: 1; Roca Sales: 12; Santa Tereza: 1 e São Valentim do Sul: 1
  • Desaparecidos – 9, sendo Arroio do Meio: 1; Encantado: 1; Lajeado: 2; Muçum: 3 e Roca Sales: 2
  • Pessoas resgatadas – 3.130
  • Municípios afetados – 106
  • Desabrigados registrados – 5.177
  • Desabrigados no momento – 563
  • Desalojados – 22.203
  • Afetados – 392.917
  • Feridos – 943

*Atualizado às 18h de 25 de setembro de 2023

Fontes: Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Policia Civil, Sistema S2iD e Secretaria Estadual de Assistência Social


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

“O que vamos levar dele vão ser sempre os momentos bons”, relembra esposa do restinguense que morreu 29 dias após acidente na BR-158 Anterior

“O que vamos levar dele vão ser sempre os momentos bons”, relembra esposa do restinguense que morreu 29 dias após acidente na BR-158

Mulher morta em acidente na RSC-287 vendia produtos coloniais em Agudo Próximo

Mulher morta em acidente na RSC-287 vendia produtos coloniais em Agudo

Geral