Meio Ambiente

Santa Maria celebra participação no Programa de Aceleração de Unidades de Conservação Municipais

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Divulgação (Prefeitura de Santa Maria)

Após o encerramento dos encontros, Santa Maria celebra a participação no Programa de Aceleração de Unidades de Conservação Municipais. O Parque Natural Municipal dos Morros (PNMM), localizado na região norte, foi uma das seis unidades selecionadas pelo projeto em prol da conservação da biodiversidade. 

Ponte dos Banhados passa por reparos no distrito de Santa Flora

De acordo com a gestora do PNMM, Marina Deon Ferrarese, foram mais de 15 encontros online e nove meses de acompanhamento nas fases de seleção, diagnóstico, aceleração e acompanhamento.Na busca pela qualificação técnica, a Gestão efetuou a inscrição, passando por questionários, entrevistas e preenchimento de pré-requisitos como Cadastro no Sistemas Estadual e Nacional de Unidades de Conservação, Plano de Manejo e inserção em Mosaico, ou Corredor Ecológico, entre outros. A expectativa após o encerramento, que ocorreu de forma virtual na última terça-feira, é a melhor:

-Foram diversos encontros, atividades e ferramentas de gestão e planejamento, trocas de experiência, capacitações técnicas e construções conjuntas aplicadas à realidade da nossa Unidade de Conservação. Agradecemos aos apoiadores e organizadores da iniciativa, especialistas e a cada gestor das UCs participantes pelo crescimento proporcionado por meio deste programa. Esperamos colocar em prática a partir dos conhecimentos aprendidos, fortalecer e ganhar apoio à nossa atuação na UC e em nosso território, em prol do desenvolvimento sustentável e da preservação da natureza. Além disso, continuar com este vínculo de trocas tão rico com os demais gestores, especialistas e colegas da Aceleração - afirma.

Marina, que recentemente participou de uma mesa-redonda no 3º Encontro sobre Unidades de Conservação de Niterói, no Rio de Janeiro, ressalta que seis eixos de desenvolvimento permitiram que a Gestão de Unidades de Conservação fosse observada por outra ótica no âmbito do Programa. São eles: como Planejamento Estratégico e Implementação; Governança e Arranjo Institucional; Parcerias Estratégicas e Redes de Colaboração; Desenvolvimento do Potencial Econômico do Território; Fontes de Recursos Financeiros para a Gestão da Unidade de Conservação; Comunicação e Engajamento, que por meio de ferramentas trouxeram outro

Confira a programação do Viva o Natal para esta semana

PROGRAMA

O Programa de Aceleração de Unidades de Conservação Municipais faz parte da iniciativa Áreas Protegidas Locais, implementada pelo GIZ (Sociedade Alemã para Cooperação Internacional), pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), pelo Governos Locais para Sustentabilidade (ICLEI), com a realização do SENSE-LAB e mais de 30 apoiadores (WWF, Instituto O Boticário e outros).

PARQUE DOS MORROS

O Parque Natural Municipal dos Morros é uma unidade de conservação criada em 2016 que integra o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e o Sistema Estadual de Unidades de Conservação. O local compreende cerca de 151 hectares situados em uma região de transição ecológica e geomórfica, com uma rica biodiversidade local. Além disso, a unidade faz parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e da Zona de Amortecimento do Corredor Ecológico da Quarta Colônia, configurando-se como uma das áreas prioritárias para a conservação do Bioma Mata Atlântica.

*com informações da prefeitura de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Prisão de condenados do Caso Kiss pode ser julgada nesta quinta-feira

Próximo

Chico Buarque, luto dos familiares e incêndio nos EUA: o que diz a sentença de 43 páginas da Kiss

Geral