Santa Maria sediará a abertura oficial da Colheita da Noz-Pecan nesta sexta-feira

Bibiana Pinheiro

Santa Maria sediará a abertura oficial da Colheita da Noz-Pecan nesta sexta-feira
Foto: Ariéli Ziegler (Divulgação PMSM)

Pela primeira vez, Santa Maria será sede da abertura oficial da Colheita da Noz-Pecan. A 5ª edição do evento ocorrerá nesta sexta-feira (14), na Fazenda Santa Leocádia, no distrito de Santa Flora. A produção do município é a terceira maior do Estado. As inscrições podem ser feitas via formulário online.

O fruto é um dos produtos naturais com forte tendência alimentar, substituindo os alimentos processados, refinados e industrializados. Uma de suas características é o alto nível das gorduras consideradas boas. O Rio Grande do Sul é o maior produtor de pecan no Brasil, respondendo por mais de 70% da produção nacional. Também abriga 90% das indústrias processadoras desse tipo de noz no país. O maior produtor é Cachoeira do Sul.

Potencial

O objetivo da iniciativa é que Santa Maria alcance mais visibilidade por meio da cadeia produtiva deste fruto e do desenvolvimento da cultura na região de Santa Maria. O produto tem potencial de exportação e de avançar no mercado interno. De acordo com o IBPecan, a projeção da safra 2023 é de aproximadamente 7 mil toneladas de pecans em 6 mil hectares plantados. O que representa um aumento de 55% em relação ao ano passado.

Foto: Ariéli Ziegler (Divulgação PMSM)

O evento de abertura é uma realização do governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), da prefeitura de Santa Maria e do Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan), tendo a participação da Emater/RS Ascar.

Programação

Inscreva-se aqui– Quando: 14 de abril (sexta-feira)– Onde: Fazenda Santa Leocádia, Estrada Geral de Santa Flora, 404, distrito de Santa Flora, em Santa Maria (RS)

Cronograma

– 8h: recepção e cadastro dos convidados

– Das 9h às 11h: apresentação sobre o panorama da noz-pecan no país, riqueza nutricional da fruta e a diversidade gastronômica da pecan:– Eduardo Basso, presidente do IBPecan, sobre mercados e exportação;– Carlos Martins, da Embrapa, uma referência em pecan no Brasil;– Chef Pepi, chef do almoço gastronômico para os convidados, falando da versatilidade da pecan na alimentação

– 11h: abertura oficial da 5ª Colheita da Noz-Pecan

– Do meio-dia às 14h: almoço gastronômico para convidados

– Das 14h às 16h30min: quatro estações técnicas, com apoio e suporte da Emater, sobre a cultura da pecan e exposição de empresas e instituições que fazem parte da cadeia produtiva. São elas:– Estação bioinsumos: novos produtos biológicos e suas características;– Estação tecnologia de aplicação: pulverizadores e atomizadores;– Estação irrigação: sistemas de irrigação e suas características;– Estação associativismo: fortalecimento da cadeia produtiva

– 17h: encerramento das atividades

*Com informações da assessoria da prefeitura de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Abertas as inscrições para o 2º Festival Internacional LGBTQIA+ de Volei de Santa Maria Anterior

Abertas as inscrições para o 2º Festival Internacional LGBTQIA+ de Volei de Santa Maria

8º Encontro de Palhaços da Coxilha conta com extensa programação até maio Próximo

8º Encontro de Palhaços da Coxilha conta com extensa programação até maio

Geral