Pela primeira vez, Santa Maria será sede da abertura oficial da Colheita da Noz-Pecan. A 5ª edição do evento ocorrerá nesta sexta-feira (14), na Fazenda Santa Leocádia, no distrito de Santa Flora. A produção do município é a terceira maior do Estado. As inscrições podem ser feitas via formulário online.
O fruto é um dos produtos naturais com forte tendência alimentar, substituindo os alimentos processados, refinados e industrializados. Uma de suas características é o alto nível das gorduras consideradas boas. O Rio Grande do Sul é o maior produtor de pecan no Brasil, respondendo por mais de 70% da produção nacional. Também abriga 90% das indústrias processadoras desse tipo de noz no país. O maior produtor é Cachoeira do Sul.
Potencial
O objetivo da iniciativa é que Santa Maria alcance mais visibilidade por meio da cadeia produtiva deste fruto e do desenvolvimento da cultura na região de Santa Maria. O produto tem potencial de exportação e de avançar no mercado interno. De acordo com o IBPecan, a projeção da safra 2023 é de aproximadamente 7 mil toneladas de pecans em 6 mil hectares plantados. O que representa um aumento de 55% em relação ao ano passado.
Foto: Ariéli Ziegler (Divulgação PMSM)
O evento de abertura é uma realização do governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), da prefeitura de Santa Maria e do Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan), tendo a participação da Emater/RS Ascar.
Programação
Inscreva-se aqui– Quando: 14 de abril (sexta-feira)– Onde: Fazenda Santa Leocádia, Estrada Geral de Santa Flora, 404, distrito de Santa Flora, em Santa Maria (RS)
Cronograma
– 8h: recepção e cadastro dos convidados
– Das 9h às 11h: apresentação sobre o panorama da noz-pecan no país, riqueza nutricional da fruta e a diversidade gastronômica da pecan:– Eduardo Basso, presidente do IBPecan, sobre mercados e exportação;– Carlos Martins, da Embrapa, uma referência em pecan no Brasil;– Chef Pepi, chef do almoço gastronômico para os convidados, falando da versatilidade da pecan na alimentação
– 11h: abertura oficial da 5ª Colheita da Noz-Pecan
– Do meio-dia às 14h: almoço gastronômico para convidados
– Das 14h às 16h30min: quatro estações técnicas, com apoio e suporte da Emater, sobre a cultura da pecan e exposição de empresas e instituições que fazem parte da cadeia produtiva. São elas:– Estação bioinsumos: novos produtos biológicos e suas características;– Estação tecnologia de aplicação: pulverizadores e atomizadores;– Estação irrigação: sistemas de irrigação e suas características;– Estação associativismo: fortalecimento da cadeia produtiva
– 17h: encerramento das atividades
*Com informações da assessoria da prefeitura de Santa Maria