Foto: Defesa Civil (Divulgação)
Motoristas que utilizam o desvio da ERS-348, entre Agudo e Dona Francisca, enfrentam dificuldades na manhã desta quarta-feira (22). No trecho conhecido como Sangrador, a água cobre a estrada após as chuvas, tornando a travessia mais delicada, principalmente para veículos leves.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Conforme informações divulgadas pela Rede Jauru de Comunicação, alguns carros de passeio ainda conseguem cruzar o local, mas a recomendação é de que os condutores redobrem os cuidados devido ao grande volume de água sobre a pista. Já caminhões e veículos de grande porte seguem transitando normalmente.
As imagens que mostram a situação foram registradas por volta das 8h desta quarta-feira.
Desvio é utilizado desde a enchente de 2024
O trecho alagado faz parte do desvio implantado na ERS-348 após a enchente histórica de maio de 2024. Na ocasião, a força da água arrancou parte da rodovia, interrompendo o tráfego entre Agudo e Dona Francisca.
Enquanto as obras de reconstrução da estrada seguem em andamento, os motoristas precisam utilizar um desvio de aproximadamente dois a três quilômetros. Em períodos de chuva intensa, o ponto conhecido como Sangrador costuma registrar o extravasamento da água, que passa sobre a pista e pode dificultar ou até impedir a passagem de veículos menores.
Até a publicação desta matéria, não havia manifestação oficial do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) sobre as condições do trecho.