reportagem especial

Romaria da Medianeira: a fé que move peregrinos há quase um século

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Marcelo Oliveira (Especial)

Uma romaria de retomada. É assim que a 78ª Romaria Estadual da Medianeira será lembrada na extensa história de fé e devoção em Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças. Neste domingo, são esperadas 7,3 mil pessoas no Parque da Medianeira, em um evento ainda com restrições sanitárias. Dom Leomar Antônio Brustolin, empossado arcebispo de Santa Maria em agosto, tem pela frente uma missão de grande responsabilidade: conciliar um legado de quase um século de adoração à Mãe Medianeira com a nova realidade pós-pandemia.

- É uma retomada, mas não é um novo normal. É uma realidade nova. Vamos trabalhar juntos, não só com a Romaria, mas também com as pessoas. E também projetar o futuro. Imaginamos que esse parque pode ser muito mais aproveitado para acolher os romeiros, os devotos, e atrair os santa-marienses para aqui encontrar um espaço de religiosidade, cultura e lazer - afirma dom Leomar.


Não será a primeira participação dele na Romaria. Em 2016, o então bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre foi convidado por dom Hélio Adelar Rubert e esteve presente na procissão. Mas a ligação com Nossa Senhora Medianeira começou em 1971, aos quatro anos de idade, quando recebeu do pai uma imagem de Medianeira, a qual carrega até hoje:

- É um momento de grande emoção. É o registro mais antigo da minha infância. Entendo como uma graça de Deus poder estar aqui exatamente 50 anos depois.

Neste ano, a exemplo de 2020, a tradicional procissão, que já reuniu 300 mil pessoas em anos anteriores, será uma carreata.

Cartinhas de Natal do Diário têm pedidos do Lar das Vovozinhas e Amigos do Judô

Desta vez, 100 veículos, por ordem de chegada, serão autorizados a acompanhar a imagem de Mãe Medianeira a partir das 8h30min. A saída será em frente à Catedral Metropolitana em direção ao Altar Monumento, no Parque da Medianeira, onde uma missa será celebrada às 10h. No parque, porém, só entram pedestres.

ROMARIA À DISTÂNCIA

Sem a tradicional procissão e com limitação de público no parque, muitos fiéis terão, mais uma vez, que acompanhar a celebração de casa. A missa terá transmissão pelas redes sociais. Aos romeiros que ficam em casa, Dom Leomar deixa uma mensagem de esperança:

- O povo de Israel queria sempre ir ao templo de Jerusalém, mas ou por causa do exílio ou uma série de dificuldades, não conseguia. Quando celebravam alguma festa da comunidade judaica, diziam: "Este ano aqui, ano que vem em Jerusalém!". Então, para você que vai ficar em casa, eu diria assim: Este ano, de onde estiver. Mas, no ano que vem, estaremos de braços abertos esperando todos vocês.

NOVA DATA

No ano que vem, excepcionalmente, a Romaria da Medianeira não será no segundo domingo de novembro, como é tradicional. O evento ocorrerá em 6 de novembro de 2022, no primeiro domingo do mês. O motivo é a realização do 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), entre 11 e 15 de novembro, em Recife, que coincidiria com a data da Romaria. A novidade será anunciada aos fiéis no domingo.

PASSADO, PRESENTE E FUTURO

Nas páginas a seguir, você confere registros históricos da devoção à Medianeira. Há, inclusive, aquele que provavelmente é o primeiro registro imagético de das romarias, de 1932, das lentes de Sioma Breitman. Confira todo o percurso que tornou a Romaria o maior evento religioso do Estado, apesar de Nossa Senhora da Medianeira não ser, oficialmente, a padroeira do Rio Grande do Sul. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

PLURAL: os textos de Marcio Felipe Medeiros e Nara Suzana Stainr Anterior

PLURAL: os textos de Marcio Felipe Medeiros e Nara Suzana Stainr

Em imagens, relembre as edições da Romaria da Medianeira Próximo

Em imagens, relembre as edições da Romaria da Medianeira

Geral