Romaria da Medianeira: 80 anos de realizações no Rio Grande do Sul

Romaria da Medianeira: 80 anos de realizações no Rio Grande do Sul

Foto: Arquivo Jornal A Razão e Eduardo Ramos (Arquivo/Diário)



Incentivada por Dom Antônio Reis, a 1ª Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira ocorreu em 12 de dezembro de 1943, reunindo grande público em Santa Maria. A partir da data, a celebração passou a ser realizada, anualmente, no segundo domingo do mês de novembro. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Entre as demonstrações de respeito e carinho, destaca-se a consagração do município à Mãe Medianeira em maio de 1962.

 
Sete anos depois, um novo passo foi dado em direção ao acolhimento dos devotos de Nossa Senhora Medianeira em peregrinação. Na época, o bispo diocesano, Dom Luiz Victor Sartori, resolveu organizar uma comissão a favor da construção do Santuário e do Altar Monumento, contando com o apoio da comunidade santa-mariense.

 
– As pessoas assumiram a causa junto com bispo Dom Luiz Victor Sartori. Enquanto reitor, acredito que é uma alegria o que temos aqui no Parque da Medianeira. Santa Maria tem o privilégio de ter um lugar como esse, mas é Maria que atrai os fiéis. É ela. Temos visto isso nas peregrinações que fizemos no interior e a multidão vai atrás de Nossa Senhora. Claro que tudo aquilo que foi feito durante esse tempo e o que continua sendo feito é sempre para melhorar esse espaço, que é de confraternização e convivência familiar – analisa o pároco e reitor do Santuário Basílica de Nossa Senhora Medianeira, padre Cristiano Quatrin.

 

Década de 1970

Em abril de 1974, Dom Ivo Lorscheiter tomou posse como bispo diocesano e aceitou dar continuidade à missão de concluir as obras. No Parque da Medianeira, o primeiro espaço inaugurado foi o Altar Monumento, em 1975. Dez anos depois, o Santuário de Nossa Senhora Medianeira foi entregue à comunidade. 


O ato oficial realizado em 15 de agosto de 1985 contou, inclusive, com a presença de núncio apostólico do Brasil, Dom Carlos Furno, bispos gaúchos e demais autoridades.

 
Com fiéis dentro e fora do país, o Santuário de Nossa Senhora Medianeira obteve a elevação ao título de Basílica em 31 de maio de 1987. O título foi concedido pelo Papa João Paulo II. Na época, o processo foi acompanhado por Dom Ivo, que também era presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em entrevista ao Diário, Quatrin falou sobre o papel do bispo e o impacto deste reconhecimento:

 
– Dom Ivo é uma figura e um ícone também desta história. Ele lutou muito para que tivéssemos esse título, porque antes era só Santuário. Então, tornou-se mais um lugar de peregrinação, encontro, fé e inovação na vida das pessoas. Basílica, o próprio nome já diz, é um lugar de fé que se torna quase um centro de referência dentro de uma diocese. Por mais que tenhamos aqui a Catedral Metropolitana Imaculada Conceição, que é a padroeira, a Basílica da Medianeira, por ser um espaço maior de peregrinação e devoção que se expande pelo mundo inteiro, torna-se um grande ponto de referência. Para nós, é tão bonito quando conseguimos receber tantas pessoas vindas de tantos lugares. Mesmo estando com tantas obras, recebemos devotos, e eles ficam admirados com o que temos e com o que está sendo revitalizado para melhor acolher a todos.


Dias atuais

Atualmente, a Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira é um reflexo dos esforços da Arquidiocese Metropolitana de Santa Maria e, principalmente, dos devotos da Mãe. Entre conquistas e milhares de graças alcançadas, a espera pelo encontro anual, que já reuniu mais de 450 mil fiéis nas ruas de Santa Maria, cresce a cada ano. Para quem faz parte do voluntariado, o trabalho já começou e deve contar com novidades.

 
Além de uma missa com benção aos colaboradores da Romaria no primeiro dia de evento, um novo sistema de venda de produtos, como objetos religiosos ou alimentos, deve ser implementado nesta edição, facilitando o trabalho de quem é voluntário. Segundo Quatrin, a proposta vinha sendo estudada desde a última romaria, que ocorreu nos dias 5 e 6 novembro de 2022.

 
– As expectativas são as melhores, porque 80 anos é toda uma história e o nosso objetivo é fazer memória, falar sobre quantas pessoas que já passaram por esta caminhada e acolher bem aqueles que virão celebrar neste ano. Com nosso tema "Mãe Medianeira: 80 anos de graça e missão", estendemos nossa Romaria para três dias com shows, apresentações, a rústica da Medianeira, momentos de espiritualidade, missas e bênçãos. Mas acima de tudo, com um espaço totalmente revitalizado e renovado na Basílica, na Cripta, no Altar Monumento e nos entornos do parque. Tudo para facilitar sempre mais a participação, a devoção e a renovação da fé do nosso povo – conclui Quatrin.


Leia mais:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

As graças alcançadas através de Nossa Senhora Medianeira Anterior

As graças alcançadas através de Nossa Senhora Medianeira

UFSM sedia simpósio de apicultura e meliponicultura nesta sexta-feira e sábado Próximo

UFSM sedia simpósio de apicultura e meliponicultura nesta sexta-feira e sábado

Geral