O índice, que parte de uma comparação com dezembro de 2022, foi compilado pelo Observatório do Turismo do Rio Grande do Sul, instrumento vinculado à Secretaria de Turismo (Setur). O titular da pasta, Vilson Covatti, aponta que o crescimento é reflexo dos esforços da gestão para se comunicar com os municípios turísticos do Estado e entender as demandas locais de infraestrutura para atender aos visitantes.
– Estamos dando atenção para cada proposta recebida, avaliando com critérios definidos em conjunto com a equipe técnica da secretaria – afirma Covatti.
Análise
Em janeiro, houve, ainda, saldo positivo no número de profissionais trabalhando no setor do turismo, com 8.942 contratações e 8.921 desligamentos, de acordo com dados do Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego. A gastronomia teve destaque no mês de janeiro – restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas representaram 54,2% do total das admissões no mês.
Os dados apurados também podem ser reforçados por meio de pesquisas realizadas pela Setur, a partir de informações coletadas pelos Centros de Atenção ao Turista do Estado, localizados no aeroporto e na rodoviária de Porto Alegre. No mesmo mês, 94% dos turistas que vieram ao Rio Grande do Sul tiveram como motivação o lazer e apenas 4,2% vieram para realizar negócios. O restante dos turistas (1,8%) optou por “outros” para justificar sua visita ao Estado.
Entre os visitantes, 79,5% das pessoas ficaram uma semana no Rio Grande do Sul, caracterizando a permanência de férias. Em termos de fluxo de passageiros com destino aos aeroportos, também houve crescimento em janeiro de 2023, com um aumento de 17% e de 63% em relação, respectivamente, ao mesmo mês em 2022 e em 2021.
*com informações de Setur