mobilidade urbana

Retirada de estacionamento na Bozano não afeta trânsito

Gilson Alves

Foto: Renan Mattos (Diário)

Quem costuma passar pela 2ª Quadra da Rua Dr. Bozano observou uma terça-feira atípica no local. Das 7h às 19h de ontem, o trânsito foi alterado e ficou proibido estacionar nos dois lados entre a Floriano Peixoto e a Serafim Valandro, com os veículos circulando em uma única pista. A ação serviu como teste do projeto Re.Viva Bozano, proposto pela prefeitura e o Instituto de Planejamento (Iplan), com o intuito de ampliar a circulação de pedestres no Centro e facilitar a fluidez dos percursos.

Catador de Santa Maria dá exemplo e limpa lixo que pessoas jogaram no chão

O superintendente de Mobilidade Urbana de Santa Maria, Marcelo Rossés, diz que o teste trouxe dados importantes.

- Fizemos uma simulação dentro da parte da mobilidade para saber como seria a procura por estacionamentos nos arredores. Para o trânsito em si, não houve tanto impacto, a ponto de os motoristas ficarem girando e não conseguirem local para parar. O objetivo principal do bloqueio de estacionamento foi aumentar o espaço de circulação dos pedestres - avalia Rossés.

Apesar das mudanças testadas, a calçada seguirá a mesma, não haverá obra de nivelamento. 

OPINIÕES

O dia de teste causou impacto para alguns comerciantes da 2ª Quadra. Foi o caso da empresária Kênia Aita, que reclamou das mudanças propostas.

- Não gostei. Já é difícil encontrar estacionamento por aqui, agora piorou. Quando se estaciona na 2ª Quadra, sempre há o atrativo ao observar as vitrines. E não teremos mais isso. O comércio já não anda bom, mas pode piorar. Ficou uma cidade fantasma. Parece fevereiro - reclamou Kênia.

Prefeitura compra equipamentos para recuperar estradas do interior

De acordo com a funcionária de uma loja, o movimento e as vendas diminuíram 50% ontem. Ao ver a reportagem do Diário no local, à tarde, uma consumidora, que preferiu não se identificar, classificou a proposta de "absurda".

Há também quem não tenha notado grandes alterações. O atendente de um estacionamento, que fica a poucos metros do local, declarou que, no primeiro dia, não mudou muita coisa na procura por vagas no local.

O seminário para discutir e definir qual proposta de intervenção será feita na 2ª Quadra será neste sábado, das 8h às 18h, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A atividade é voltada a profissionais e estudantes de cursos como Arquitetura e Urbanismo e Design,e ao público em geral. 

O PROJETO

  • Circulação de veículos em apenas uma pista
  • Estacionamento retirado dos dois lados. Apenas espaço para embarque e desembarque, usado para carga e descarga à noite
  • O asfalto, onde hoje estão as vagas de estacionamento, será pintado e servirá como extensão das calçadas
  • Os acessos a garagens permanecem
  • A coleta de lixo ocorrerá à noite
  • As vagas de táxi e mototáxis permanecem, e traileres poderão funcionar só à noite
  • Floreiras de concreto irão separar veículos e pedestres

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Usuários são notificados de megavazamento no Facebook Anterior

Usuários são notificados de megavazamento no Facebook

Escritora santa-mariense recebe U$ 1 milhão do Facebook para investir em projeto para surdos Próximo

Escritora santa-mariense recebe U$ 1 milhão do Facebook para investir em projeto para surdos

Geral