boa notícia!

Escritora santa-mariense recebe U$ 1 milhão do Facebook para investir em projeto para surdos

Michelli Taborda

Foto: Arquivo Pessoal

A blogueira e escritora santa-mariense Paula Pfeifer, que mantém o Crônicas da Surdez desde 2010, vai lançar um projeto para ajudar surdos que ouvem - como ela costuma se referir às pessoas que possuem implantes cocleares. Mas a possibilidade de por em prática a ideia, que tem previsão de início para o ano que vem, foi o que mais surpreendeu a escritora. Inscrita na primeira edição do Facebook Community Leadership Program - um programa do Facebook com etapas sigilosas e que selecionou representantes do mundo todo para receber verbas a serem aplicadas em projetos que causem impacto na comunidade - ela será uma das residentes a receber U$ 1 milhão (cerca de R$ 3,7 milhões) para colocar o projeto em prática.

5ª edição da Balada Inclusiva reuniu cerca de 900 pessoas em Santa Maria

Segundo Paula, que viajou até os Estados Unidos para conhecer os demais selecionados entre um grupo de mais de 6 mil inscritos, foi por meio de e-mail, em agosto deste ano, que ela ficou sabendo que faria parte do programa. Foi depois de palestrar em em dois eventos da rede social - o Summit de Acessibilidade e o Facebook Experiences - no ano passado, que ela ficou sabendo sobre as inscrições para o programa de liderança. E, quando soube que havia sido selecionada, a surpresa foi tanta que a escritora conta, brincando, que literalmente quase caiu da cadeira:

- Recebi o e-mail numa segunda-feira, e achei que seria fellow (categoria do programa que disponibilizou verba no valor de U$ 50 mil) e, dias depois, o meu mentor no processo me mandou um WhatsApp dizendo 'estamos muito felizes por ter você como residente representando a América Latina'. Na hora, primeiro me faltou ar, depois comecei a chorar e, então, liguei para o meu marido - que trabalha fervorosamente na causa dos surdos que ouvem comigo, pois é otorrinolaringologista - para contar a novidade - comentou Paula.

O projeto, que pretende atuar na doação de aparelhos auditivos e implantes cocleares, além de conscientizar a comunidade em geral a respeito da acessibilidade e deficiência auditiva, está em fase de desenvolvimento. A escritora afirma que a equipe está aberta a receber apoio de empresas que queiram atuar na causa dos surdos que ouvem, já que o fundo que será recebido do Facebook não cobrirá todas as despesas. 

A oportunidade recebida por meio da seleção, de acordo com Paula, é muito importante para a visibilidade da deficiência auditiva. Para ela, a possibilidade de ir até a Califórnia para conhecer a sede do Facebook, uma das redes sociais mais utilizadas por internautas do mundo inteiro, foi algo incrível.

- Pense num sonho. Foi assim! E um desafio auditivo intenso para mim, com 105 pessoas falando ao mesmo tempo, em inglês, com os mais variados sotaques. E aí percebi como a tecnologia é maravilhosa: sou uma surda profunda que ouve, fala, se comunica em outras línguas e enfrenta qualquer desafio graças aos implantes cocleares. Uma gigante do Vale do Silício endossar a causa dos surdos que ouvem - e que querem ouvir - é uma oportunidade de ouro.

Sócios do Clube do Assinante têm desconto para peça 'O Vendedor de Sonhos'

Mas mesmo com os avanços conquistados ao longo dos anos, a escritora relata que, ainda em 2018, existem dificuldades em reconhecer a importância da tecnologia no auxílio de casos de deficiência auditiva. 

- Somos invisíveis dentro da deficiência auditiva, pois o senso comum e a mídia acham que surdez é sinônimo exclusivo de língua de sinais. Isso precisa ser amplamente divulgado e difundido aos quatro cantos do mundo, para que todas as pessoas saibam que têm a opção de voltar ao mundo dos sons, se assim desejarem - finaliza.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Retirada de estacionamento na Bozano não afeta trânsito Anterior

Retirada de estacionamento na Bozano não afeta trânsito

Cemitérios de Santa Maria recebem manutenção para o Dia de Finados Próximo

Cemitérios de Santa Maria recebem manutenção para o Dia de Finados

Geral