ufsm responde

Reitor Paulo Burmann rebate fala de Luciano Hang sobre estudantes da UFSM

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

O reitor Paulo Afonso Burmann, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) rebateu a fala de Luciano Hang na abertura da loja Havan em Santa Maria no último sábado. Hang afirmou que as universidades federais formam "zumbis e comunistas".

Pesquisadores descobrem fóssil de um dos mais antigos predadores do mundo

Em nota, Burmann diz que tem a intenção de contribuir com "lucidez e serenidade". O reitor enaltece a posição da UFSM entre universidades mais empreendedoras do país, além do destaque em ensino, pesquisa e extensão no Brasil e América Latina. "Formamos quase 180.000 profissionais em todas as áreas do conhecimento, que transformaram e estão mudando suas comunidades, empresas, outras universidades, governos, etc...  Não vamos falar das suas qualidades - a marca UFSM fala por todos. Fomos forjados sob esta marca. Somos muito bons naquilo que fazemos" diz um trecho na nota (veja abaixo na íntegra).

Esta não foi a primeira vez que Burmann respondeu a fala que Luciano Hang fez contra a UFSM. Em agosto, o empresário comparou o orçamento da Universidade com o do município de Santa Maria. Segundo Hang, há, na UFSM, gasto com "professores de esquerda, que doutrinam os estudantes". Em discurso de uma formatura dos cursos de Engenharia, o reitor destacou a relevância da UFSM na área de educação em tom de resposta aos comentários feitos pelo empresário.

DCE
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSM também se manifestou sobre as declarações de Hang. Em vídeo, os estudantes mencionam que Hang já foi acusado por sonegação fiscal e destacam que, na UFSM, 20 mil estudantes da UFSM estão envolvidos em 5 mil projetos de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, o vídeo menciona a importância do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e do Hospital Veterinário Universitário (HVU) e convida Hang a "conhecer mais de perto as atividades, laboratórios, pesquisas e projetos".

A partir de hoje você pode adotar as cartinhas do 'Amigo Secreto do Diário'

Um ato em defesa e apoio à UFSM está marcado para esta segunda-feira. Inicialmente, a manifestação se daria em frente a loja Havan, na Avenida Hélvio Basso. O local, contudo, foi alterado para a Praça Saldanha Marinho. A mobilização deve começar às 17h.

LEIA A NOTA COMPLETA DO REITOR:
Boa noite Colegas,

Temos tido dias bem complicados e tenho tentado manter o equilíbrio nas minhas manifestações. Quando as faço publicamente, penso em contribuir com um pouco de lucidez e serenidade neste cenário onde aqueles, outrora contidos/reservados em seus desejos, ódios, intolerância e agressividade agora ganham respaldo de lideranças que não estão medindo as consequências das suas atitudes beligerantes e de confronto. Estão surfando numa onda de poder pelo poder, que vai quebrar e estão levando uma parcela de pessoas a uma zona de risco. 

Nos cabe, ainda que indignados, tristes, chateados e revoltados, manter o equilíbrio e a racionalidade tanto quanto possível.

Todos nós sabemos da importância e do papel estratégico social, econômico e político das universidades. A UFSM pública, gratuita e de qualidade tem ocupado posições de destaque internacional em diversas áreas. Temos ganhado destaque em pesquisa, em ensino e em extensão. Figuramos entre as 15 melhores do Brasil e estre as 50 melhores da América Latina. E olha que nem chegamos aos 59 anos. 

Estamos entre as dez universidades mais empreendedoras do Brasil. Nossa AGITTEC e suas duas incubadoras geram mais de 150 empregos diretos em suas 24 empresas. O orçamento executado pela UFSM é auditado e controlado por TCU e CGU e todas as ações da UFSM são monitoradas pelo ministério público. Este orçamento totalmente transparente de quase um bilhão e meio de reais movimenta e é imprescindível para a economia regional.

Formamos quase 180.000 profissionais em todas as áreas do conhecimento, que transformaram e estão mudando suas comunidades, empresas, outras universidades, governos, etc...

Não vamos falar das suas qualidades - a marca UFSM fala por todos. 

Fomos forjados sob esta marca. 

Somos muito bons naquilo que fazemos.

Sabemos que temos e teremos sempre muito mais a fazer.

Apelo para que todos, servidores professores e técnico-administrativos em educação, ativos e aposentados, estudantes, familiares, egressos, amigos e a comunidade em geral mantenham seu amor, sua paixão, seu orgulho, sua dedicação, seu entusiasmo, seu comprometimento e sua confiança na UFSM.

Somos todos UFSM - sempre a defenderemos.

NA CÂMARA
O vereador Valdir Oliveira (PT) se manifestou a respeito das manifestações de Hang. Confira a nota:

MOÇÃO DE REPÚDIO AO LUCIANO HANG

É repugnante a manifestação de Luciano Hang, feita no último sábado em Santa Maria, durante ato de inauguração de uma filial das Lojas Havan, por todas as ofensas dirigidas às universidades públicas que atingem em especial a nossa UFSM. Por isso, protocolei agora há pouco, na Câmara de Vereadores, uma Moção de Repúdio ao Luciano Hang.

Na justificativa da Moção, consta que a UFSM é um patrimônio da nossa cidade, que desenvolve um trabalho de excelência, sendo uma das únicas possibilidades de acesso ao ensino superior para grande parte da população de Santa Maria e região, e possui um dos maiores hospitais universitários do país, que tem sido uma das únicas alternativas para quem precisa de atendimento pelo SUS.

Provavelmente, a votação acontecerá na Sessão Plenária de amanhã, a partir das 15h. Para que a Moção de Repúdio seja enviada ao senhor Luciano Hang, é preciso aprovação da maioria dos vereadores.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Você já pode adotar as cartinhas do 'Amigo Secreto do Diário'

Próximo

No Mês da Consciência Negra, alunos da UFSM se reúnem para foto coletiva

Geral