Quantos votos receberam os 36 candidatos de Santa Maria à Assembleia do RS e à Câmara Federal

Jaqueline Silveira

Quantos votos receberam os 36 candidatos de Santa Maria à Assembleia do RS e à Câmara Federal
Nomes conhecidos de Santa Maria se submeteram ao teste das urnas no último domingo (2). Alguns alcançaram uma votação significativa, embora não tenham sido eleitos. Outros ficaram abaixo da expectativa. Diante dos resultados, alguns políticos saíram com mais capital do pleito do que outros, até para futuras disputas, como a de 2024, e até como lideranças dentro de suas legendas.

Veja, por ordem alfabética, o total de votos que os 36 candidatos de Santa Maria receberam nas eleições de domingo: 

Deputado estadualDeputado federalAdmar Pozzobom (PSDB) — 13.649Eweton Falk (PL) — 4.296Alice Carvalho (PSol) — 9.350Gerri Machado (Avante) — 1.077Ana Cristina Londe (Rede) — 533Gicela Janaina Peres de Freiras (PSDB) — 151Arthur Nagel Heinz (PSD) — 834João Carlos Gili Martins (PSTU) — 212Beto Fantinel (MDB) — 49.771 — eleitoJader Maretoli (PSC) — 6.825Cida Brizola (União Brasil) — 2.063Maria Rita Py Dutra (Pc do B) — 4.481Evandro Behr (Progressistas) — 2.399Nícolas Xavier, Nicão (Solidariedade) — 391Giuseppe Riesgo (Novo) — 28.170Paulo Burmann (PDT) — 22.791Giovany Carrião (PSC) — 6.637Paulo Pimenta (PT) — 223.109Guilherme Sturmer Lovatto (PSOL) — 162Rosemar Terezinha Estrasulas dos Santos (PSDB) — 640Ivonete Carvalho (PT/Coletiva) — 3.179Vinícius Brasil (PSol) — 1.289Jonatas Teixeira (Solidariedade) — 51Zaluar Soares da Silva (Progressistas) — 2.574Jorge Maretoli (PSC) — 1.357Luciano Sampaio (Republicanos) — 516Maria Helena Rodrigues (Republicanos) — 635Milton Rubens Caetano (Progressistas) — 212Moacir Alves (PTB) — 315Paulo Ricardo Siqueira Pedroso (PSB) — 4.309Patric Luderitz (PL) — 3.058Rogério dos Santos Ferraz (PSB) — 3.339Romario Krug de Oliveira (Avante) — 139Tony Oliveira (Podemos) 12.821 Valdeci Oliveira (PT) — 70.580 — eleitoWerner Rempel (PCdoB) — 6.029

Dos quatro vereadores – Admar Pozzobom (PSDB), Werner Rempel (PCdoB) e os comunicadores Paulo Ricardo Pedroso (PSB) e Tony Oliveira (Podemos)  – que disputaram vaga a deputado estadual, nenhum obteve êxito nas urnas. Admar, que está no quarto mandato no Legislativo, foi o mais votado entre os quatro parlamentares: 13.649. Desse total, mais de 11,6 mil foram obtidos no Coração do Rio Grande, muito impulsionado pelo seu maior cabo eleitoral: o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), que tirou férias e participou ativamente da campanha do irmão. Dos concorrentes da cidade à Assembleia, o tucano ficou atrás só do deputado reeleito Valdeci Oliveira (PT), que fez mais de 34 mil votos aqui.  

Eleito pelo PSL, hoje União Brasil, o vereador de primeiro mandato Tony Oliveira, atualmente no Podemos, foi outro que fez uma votação considerável: 12.821, quase 10 mil deles em Santa Maria. Foi o terceiro mais votado em Santa Maria. Também estreante na Câmara, Paulo Ricardo fez 4.309, sendo 3.408 na Boca do Monte. O quarto concorrente do Legislativo, Werner Rempel, que está no primeiro mandato no seu retorno ao Parlamento, obteve 4.890 na cidade e, ao total, somou 6.029 votos.

Candidata mais votada nas eleições de 2020 para a Câmara de Vereadores de Santa Maria com 3.371 votos – ela não eleita porque não atingiu o quociente eleitoral, a psicóloga Alice Carvalho (PSol), mais uma vez, teve um bom desempenho nas urnas. Dos 9.350 votos recebidos, 5.949 foram caseiros.

Balanço e futuro

Depois de oito anos em um gabinete dedicado à administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o ex-reitor Paulo Burmann (PDT) concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo e alcançou mais de 22 mil votos. No Coração do Rio Grande, foi o terceiro mais votado a deputado federal na cidade, com 9.255 votos, o que poderá credenciá-lo para a disputa à prefeitura em 2024. Só ficou atrás de Paulo Pimenta (PT) e do Tenente-Coronel Zucco (Republicanos) na cidade. É o segundo suplente do PDT na Câmara.

Ex-candidatos a prefeito nas eleições de 2020, Evandro Barros Behr e Jader Maretoli voltaram às urnas no domingo. Do Progressistas, Behr, que concorreu pelo Cidadania em 2020, disputou vaga à Assembleia e obteve 2.399 votos, sendo 1.940 na cidade. Participante dos pleitos anteriores, 2016, 2018 e 2020, Jader disputou vaga a deputado federal pelo PSC – em 2020, ele concorreu pelo Republicanos – e angariou 4.281 em Santa Maria do total de 6.825 votos recebidos.

Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico e de Licenciamento e Desburocratização do governo Jorge Pozzobom (PSDB), Ewerton Falk (PL) concorreu pela primeira vez a deputado federal e fez 4.296 ao total, 3.030 na Boca do Monte. Ex-presidente do Legislativo santa-mariense, a ex-vereadora Cida Brizola, que trocou o Progressistas pelo União Brasil, obteve 1.304 votos na cidade dos 2.063 que recebeu. Suplente de vereador em 2020 com 2.051 votos, a professora Maria Rita Py Dutra (PCdoB) fez 4.481 nas eleições de domingo à Câmara dos Deputados, 3.578 em Santa Maria.

Leia também:

Com mais mulheres e negros, confira a composição da Assembleia Legislativa eleitaLideranças de Santa Maria repercutem resultados do 1º turno e compartilham projeçõesPT lidera bancada gaúcha na Câmara e na Assembleia; confira a lista de todos os eleitosConfira como votou cada cidade da Região CentralSanta Maria e região elegem 3 deputados estaduais e 2 federaisConfira a votação dos candidatos a deputado estadual e federal na Região Central

Confira o que disseram alguns dos candidatos que concorreram a deputado estadual e federal nas eleições do último domingo.

Admar Pozzobom (PSDB)

Vereador e candidato a deputado estadual

“Claro que a gente não ficou feliz com o resultado final. Não conseguimos a cadeira na Assembleia, mas muito feliz pela nossa equipe, as pessoas que nos ajudaram, a votação expressiva que fizemos na cidade. Fui o segundo deputado estadual mais votado da cidade, perdi apenas para o Valdeci, que tem anos de mandato. O sentimento é que Santa Maria precisa pensar mais nos candidatos da região, porque quando precisar de recurso é o deputado daqui que vai trazer. Fizemos um trabalho limpo, com pouco recurso financeiro, agora é nos preparar para o futuro, a gente sabe que eleições temos de dois em dois anos. Acho que a gente sai fortalecido, saio da campanha bem maior do que quando entrei.”

Alice Carvalho (PSol)

Candidata a deputada estadual

“A nossa candidatura foi construída de maneira coletiva e em sintonia com as bandeiras históricas defendidas pelo PSol e pelos movimentos que estamos inseridos. Os bons resultados e o nosso crescimento nas urnas demonstram o espaço que existe para uma esquerda radical, sem medo de defender aquilo que acredita. Aumentamos significativamente o número de pessoas que votam 50777 em Santa Maria, o que demonstra que as pessoas estão, cada vez, engajando-se politicamente, que confiam no nosso programa e que, futuramente, vamos colher muitos frutos dessa campanha.”

Evandro Barros Behr (Progressistas)

Candidato a deputado estadual

“Fazendo uma análise das urnas, tem alguns fatores determinantes para essa votação abaixo do que a gente imaginava. Uma delas foi a polarização entre direita e esquerda, em que os votos do nosso campo foram concentrados no 22 (PL). Isso, sem dúvida, fez uma migração de votos a outros candidatos. Também teve a superpopulação de candidatos locais, também o pouco tempo de campanha e os 10 dias que a Covid nos tirou da campanha. Isso, somado à pouca quantidade de recursos, impactou bastante no número de votos que imaginamos. Agora, é fazer a leitura e seguir o trabalho, temos que aprender a cada eleição e nos tornarmos melhores.”

Ewerton Falk (PL)

Candidato a deputado federal    

“A gente fez um trabalho consciente visando à majoritária: reeleger o presidente Bolsonaro e eleger o Onyx Lorenzoni (ao Piratini) e o general Mourão (Senado). Não fiz campanha fora de Santa Maria e não tinha propaganda, a minha propaganda foi o nosso currículo, o nosso trabalho.  A esquerda de Santa Maria vota na esquerda de Santa Maria, e a direita de Santa Maria é um voto pulverizado. Então, eu acredito que fui bem. Fizemos uma campanha sem agredir ninguém, defendendo nosso ponto de vista.”

Paulo Burmann (PDT)

Candidato a deputado federal  

“Acho que poderia ter sido melhor, mas é uma votação para nos orgulhar, sou o 2º suplente do PDT. A nossa experiência é pouca na política partidária, e o sistema está fechadinho para não mudar. Fizemos uma política mais apaixonada do que uma política pragmática. Foi uma campanha de ideais que nós acreditamos. Nós estamos pensando em mudança, numa reestrutura. Foi um aprendizado muito importante, do que precisa ser melhorado. Conhecemos uma realidade que já conhecíamos, mas, agora, com mais profundidade.”

Paulo Ricardo Pedroso (PSB)

Vereador e candidato a deputado estadual

“Tenho 42 anos de atividades no rádio e 22 anos como professor. Mas, na política, sou um novo vereador, adquirindo conhecimento e experiência. Não foi diferente neste pleito, porque aprendi muito sobre a política local. Foi um primeiro passo, além fronteiras. E o meu sentimento é de continuar a batalha, como fiz na luta por uma cadeira na Câmara de Vereadores, em que disputei por quatro vezes até ser eleito em 2020. Agora, é buscar novamente a eleição para a Assembleia Legislativa e nunca esquecer 2024.”

Tony Oliveira (Podemos)

Vereador e candidato a deputado estadual

 “Confesso que não era o resultado que a gente esperava, a gente queria, sim, representar Santa Maria e a Região Central lá na Assembleia, principalmente na luta da saúde, que é nossa bandeira. Mas na vida, é assim: a gente ganha, a gente perde. Santa Maria, outra vez, preferiu votar em candidato que mora longe daqui, mas estou passando aqui para agradecer os mais de 12 mil votos. Fiz quase 13 mil votos na raça, sem usar a máquina pública, e sou de um partido pequeno.”

Werner Rempel (PCdoB)

Vereador e candidato a deputado estadual

“A primeira coisa é que gostaria de agradecer os 6.029 votos. Evidentemente, a minha expectativa era fazer mais votos do que fiz. A avaliação disso terá de ser feita para que se possa colher ensinamentos. Talvez, eu precise melhorar a minha comunicação, mas não vou mudar meu comportamento, permanecerei nas grandes causas.”

*O vereador Tony Oliveira (Podemos) preferiu não se manifestar no momento. Foi publicada parte da declaração feita por ele em uma live após o resultado. Já Jader Maretoli (PSC) não retornou ao jornal.

Leia mais sobre as Eleições 2022

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFN é ponto de coleta de tampinhas e lacres para a Campanha Paratleta Anterior

UFN é ponto de coleta de tampinhas e lacres para a Campanha Paratleta

Prefeitura barra ocupações irregulares no Parque da Jockey Club Próximo

Prefeitura barra ocupações irregulares no Parque da Jockey Club

Geral