Prefeitura barra ocupações irregulares no Parque da Jockey Club

Eduarda Costa

Prefeitura barra ocupações irregulares no Parque da Jockey Club
Foto: Eduardo Ramos (Diário)Foto: Eduardo Ramos (Diário)Foto: Eduardo Ramos (Diário)Foto: Eduardo Ramos (Diário)

Sem projetos por parte da prefeitura, o Parque da Jockey Club passou a ter, nos últimos meses, o terreno ocupado por moradias irregulares. Cerca de 15 famílias invadiram a área e construíram casas no espaço, que fica no Bairro Juscelino Kubitscheck. A prefeitura ingressou com ação de reintegração de posse, a fim de preservar a área pública. Até esta terça-feira (4), não havia nenhuma decisão judicial. No entanto, a Guarda Municipal (GM), com o objetivo de impedir que novas moradias fossem instaladas, fez uma ação no Parque da Jockey após receber denúncias de que novos lotes estariam sendo demarcados e preparados para receber casas.

Em julho deste ano, o Executivo afirmou que, assim que constatou a ocupação, notificou os moradores e ingressou com a reintegração, em março de 2022. Em reportagens feitas pelo Diário, os moradores confirmaram que tinham sido notificados. Durante a ação de terça, ao menos uma estrutura de madeira, sem telhado e sem nenhum morador no momento, foi derrubada.

Leia também:

Desapropriado em 2012, Parque da Jockey segue com grande quantidade de lixo acumuladoSem projeto de revitalização, Parque da Jockey está vandalizado, inseguro e ocupado por moradias irregulares

A estrutura desinstalada estava sendo construída pelo reciclador Caio Júnior da Silva, 34 anos. Ele afirma que faltavam apenas as telhas e, enquanto trabalhava fora, a estrutura foi desmanchada pela Guarda Municipal:

– Quando cheguei do trabalho, já tinham derrubado.

Revoltadas com a situação, as famílias protestaram e ocuparam o local na tarde de terça, para evitar que outras moradias fossem desmanchadas. O pedreiro e pintor Rafael Vagner Domingues, 36 anos, era um dos manifestantes no local:

– Todo mundo aqui precisa. Vamos recolocar tudo no lugar, e continuaremos aqui.

Uma comissão do Legislativo que fiscaliza espaços públicos e de lazer apresentou resultados da reunião realizada com a prefeitura. Dentre os espaços citados, está o Jockey. O objetivo da reunião foi buscar soluções para projetos. O presidente da comissão, vereador Tubias Callil, sugeriu que o Executivo desse mais atenção às Parcerias Público-Privadas (PPP).

O que diz o Executivo

O secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Marco Antonio Mascarenhas, afirmou que as ações foram realizadas para garantir que o movimento de moradias irregulares não seja intensificado:

– Coube à Guarda fazer a orientação, o isolamento e a restituição do que é possível nos meios administrativos. E cabe o encaminhamento da questão social dessas famílias junto à Secretaria de Habitação. As secretarias estão trabalhando para buscar solução – disse Mascarenhas.

Ainda, deve ser reforçada a demarcação da área, uma vez que o Jockey Club não é passível de regularização fundiária. A prefeitura está em busca de uma solução definitiva, que passa por um encaminhamento junto à iniciativa privada para a destinação do parque.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Quantos votos receberam os 36 candidatos de Santa Maria à Assembleia do RS e à Câmara Federal Anterior

Quantos votos receberam os 36 candidatos de Santa Maria à Assembleia do RS e à Câmara Federal

Com três novos pedágios na RSC-287, passagem de ônibus deve subir ainda mais na região Próximo

Com três novos pedágios na RSC-287, passagem de ônibus deve subir ainda mais na região

Geral