educação

Projeto da UFSM ganha R$ 1 milhão para implantação de Living Labs

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Arquivo Diário/Laboratório será implementado na ITSM

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi aprovada no edital do programa Tec4B - Tecnologia para Negócio, promovido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) do Rio Grande do Sul. O edital é destinado à implantação de quatro Living Labs na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), em que cada um dos projetos aprovados será contemplado com o valor máximo de R$ 1.057.322.

Os projetos submetidos ao edital deveriam ter como objetivo a estruturação e gestão de um ambiente colaborativo que congregue recursos de infraestrutura para a prototipação, realização de provas de conceito e testagem de produtos, serviços ou modelos de negócios por empresas do setor de TIC utilizando novas tecnologias.

O que ainda impede a volta total das atividades presenciais na UFSM

A proposta coordenada pela UFSM e intitulada "Living Lab: Desenvolvimento de Tecnologias Digitais e de Comunicação para o Agronegócio e Cidades Inteligentes" tem como parceiras a Universidade Franciscana (UFN) e as empresas Auftek Tecnologia, Defii, Sou Parte, Fox IoT Soluções em Equipamentos e Engenharia, G2W Sistemas Eletrônicos, Horty, Megasoftware Soluções em Informática, Zeit Portabilidade Serviços de Análises Químicas. A proposta também recebeu manifestações de interesse de uso das soluções que serão desenvolvidas no Living Lab.

- O projeto oportunizará a criação de um Living Lab que tem o objetivo de ser referência em prototipação e provas de conceito de tecnologias digitais e de comunicação para aplicação nos mais diferentes segmentos da economia, com destaque para o agronegócio e cidades inteligentes - explicou Daniel Bernardon, coordenador do projeto.

O laboratório será instalado na sede da Incubadora Tecnológica de Santa Maria (ITSM) e terá prazo máximo de 24 meses para a sua execução.

*Com informações da assessoria de comunicação da UFSM

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Relatos da Kiss: enfermeira acompanhou de perto o sofrimento de familiares e amigos das vítimas Anterior

Relatos da Kiss: enfermeira acompanhou de perto o sofrimento de familiares e amigos das vítimas

Próximo

O que ainda impede a volta total das atividades presenciais na UFSM

Geral