O cinema faz com que seja possível viajar para outros tempos e lugares sem sair do lugar, mas nem sempre é tão acessível a toda a população. Por isso, a TV OVO criou o projeto Cine em Movimento, que pretende levar para bairros de Santa Maria e outras cinco cidades da região sessões ao ar livre com curtas produzidos no Rio Grande do Sul. Até 5 de maio, o edital está com as inscrições abertas para quem tem um filme de até 25 minutos de duração e quer ter a chance de exibi-lo.
VÍDEO: Co-Rap entrevista artistas da cena hip-hop santa-mariense
Podem participar produções audiovisuais realizadas em todo o Estado, e o gênero, a temática e a linguagem são livres. Também é necessário que os curtas tenham a classificação indicativa livre, sem restrições de idade. Além das exibições, o projeto quer debater cada filme com o público inspirados pela metodologia do movimento cineclubista, e por isso serão priorizados filmes que contribuam socialmente para o diálogo de questões relevantes e atuais.
– Desde o seu início, a TV OVO tem uma ligação muito forte com o movimento cineclubista de Santa Maria. Além disso, sempre buscamos levar as nossas produções para exibição em diferentes bairros, escolas e distritos da cidade, porque acreditamos que o cinema fica muito restrito à região central, aos shoppings, e acaba sendo privilégio de uma pequena parcela da população. O Cine em Movimento quer conectar essas narrativas ao público do interior da região central, para que, além do entretenimento, seja possível gerar reflexão e debate sobre identidades do RS e outros temas contemporâneos, como as transformações sócio técnicas e a diversidade cultural, por exemplo – explica Bianca Michels Chaves, que faz parte da equipe de produção do projeto.
Os curtas selecionados serão divulgados em 15 de junho, pelas redes sociais da TV OVO. As sessões estão previstas para ocorrerem no final deste ano, se a situação da pandemia da Covid-19 estiver sob controle, e por conta disso é possível que as condições e formato de exibição sejam alterados. Cada sessão terá duração de até 1h15min e será ao ar livre em Santa Maria, Dilermando de Aguiar, São Martinho da Serra, Itaara, Silveira Martins e Restinga Sêca.
– Essas produções, muitas delas realizadas no interior do Estado, trazem visões de mundo que são típicas daqui, retratam histórias sob a ótica do povo gaúcho, que trazem memórias afetivas dos locais onde crescemos e construímos a nossa identidade. Mesmo um filme de ficção, por exemplo, traz na bagagem uma percepção do mundo diferente daquela construída por alguém que nasceu ou viveu em outro lugar – acrescenta Bianca.
Artista da região lança videoclipe com brega funk autoral
O edital com todos os detalhes pode ser conferido no site. O projeto conta com financiamento pelo Pró-Cultura RS Fundo de Apoio à Cultura, Edital SEDAC nº 12/2019 – FAC Movimento, que tem como objetivo movimentar a produção cultural do Estado.
AGENDE-SE
O que: seleção de curtas para o projeto Cine em Movimento
Quando: até 5 de maio
Como: as inscrições devem ser feitas pelo formulário, disponível aqui
Quanto: gratuito
Mais informações pelo Instagram @tvovosm e Facebook @tvovosm