data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Prefeitura Municipal de Santiago (Divulgação)
A 'Escola do Empreendedor', de Santiago, capacita jovens empreendedores para o mercado de trabalho com mão de obra qualificada. Até o momento, foram realizados cursos de marcenaria em parceria com a indústria moveleira da cidade, onde quase 100% dos alunos formados foram empregados. Além disso, foram oferecidos cursos de confeitaria, de pães, massas e cucas, e de corte e costura. Dentre esses, são mais de 100 pessoas qualificadas para ocuparem postos de trabalhos ou, até mesmo, abrir sua própria empresa e empreender.
Santiago inaugura ateliê de costura para profissionalização
Além dos cursos presenciais, cursos on-line também foram oferecidos. No momento, as matrículas não estão abertas, mas o secretário de Desenvolvimento Econômico de Santiago, Sadi Gioda, garante que em 2022 o projeto ofertará novos cursos. Segundo ele, as inscrições são abertas por cursos e as demandas são criadas em parceria com entidades empresariais, principalmente o Sine, para ser decidido as demandas que mais precisam de qualificações.
Ruas do Bairro Centro têm bloqueio nesta quinta-feira
- A maioria dos cursos são em horário comercial. Confeiteiro, pães cucas e massas, corte e costura, são das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira, ou seja, eles são voltados para quem quer ingressar no mercado de trabalho ou que quer empreender, mas que no momento estão fora do mercado de trabalho. Nossa maior intenção é investir na formalização de processos e desenvolver empreendedorismo. Queremos agregar o currículo para as pessoas conseguirem emprego - comenta.
Os cursos são ofertados gratuitamente e os interessados precisam ser maiores de 18 anos. A intenção do projeto é contribuir para que a maioria dos jovens encontre o primeiro emprego. Geralmente, são ofertadas 20 vagas por curso.
Estado altera protocolos e retira restrições a estabelecimentos
Nas formaturas, empresários do segmento são convidados para observar os formandos e tentar, de alguma forma, inseri-los no mercado de trabalho. Algo que acontece com sucesso.
- Em 2021, decidimos para a Escola do Empreendedor investir em capacitação técnicas. Queremos ampliar em 2022 e fazer novas parcerias com as principais escolas de capacitação, além dos empresários, com oficinas mecânicas, locomotivas e outras - salienta o secretário.
O projeto, iniciado em 2017, é uma iniciativa da prefeitura e conta com apoio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento social, de Educação, Esporte e Cultura, em parceria com o Sistema Nacional de Emprego (Sine), empresários e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
(Colaborou Fellipe Medeiros)