Prefeitura e MP avaliam o primeiro mês de mutirão para retirada de fios em desuso

Para tratar da continuidade dos mutirões dos fios, na última sexta-feira (18) estiveram reunidos na Promotoria de Justiça de Santa Maria o vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo. No encontro, foi avaliada a forma como os serviços estão sendo conduzidos, os resultados e a participação das empresas de telefonia e internet, chamadas de compartilhantes, por usarem os postes da Rio Grande Energia (RGE) para a instalação de seus fios. Já o Ministério Público (MP) tem atuado juntamente da prefeitura no chamamento destas empresas e tem enviado agentes para acompanhar os mutirões.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


– Nossa conversa partiu do entendimento de que seria importante refletirmos sobre como foi o primeiro mês de atividades. A avaliação é muito positiva, mas sabemos que há processos que podemos melhorar, seja na condução dos mutirões, seja no planejamento dos mesmos. O que está claro é união de esforços para minimizarmos este problema em Santa Maria – disse o vice-prefeito.


Até o momento, 1,7 tonelada de fios em desuso já foi recolhida dos postes se contabilizadas as duas ações executadas em 2022. Este ano os trabalhos já passaram pelas ruas do Acampamento, Dr. Bozano e, atualmente, se concentram na dos Andradas, que já tem uma nova atividade prevista para a próxima terça-feira (22). Em caso de chuva, a ação será suspensa. Conforme o promotor, os trabalhos estão ocorrendo bem ao ponto de outras cidades do Estado já terem entrado em contato com o MP para realizarem mutirões:


– É uma colaboração que está dando certo com as empresas e com a RGE, ao ponto que outras cidades querem fazer o mesmo. Quanto a Santa Maria, o principal é que as ações não se encerrem esse ano, mas que continuem. Trata-se de um projeto de médio a longo prazo para que a cidade tenha uma realidade urbanística diferente e mais segura no trânsito.


A empresa de telefonia ou de internet que não comparecer será multada em R$ 15 mil, proposição feita pelo próprio MP, após reunião com as empresas em junho deste ano.


Também participaram do encontro nesta sexta-feira o procurador-geral do município, Guilherme Cortez; o secretário de Inovação e Tecnologia da Informação, Tiago Sanchotene; e o chefe do Gabinete do Vice-Prefeito, Álvaro Lisboa.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prepare-se para uma semana de calor e frio Anterior

Prepare-se para uma semana de calor e frio

AO VIVO: saiba como acompanhar e participar da programação do Dia do Vizinho Próximo

AO VIVO: saiba como acompanhar e participar da programação do Dia do Vizinho

Geral