Nesta segunda-feira (22), mais de 100 crianças estiveram na Praça Saldanha Marinho para a abertura oficial da 10ª Semana Municipal de Educação Infantil. Promovida pela Prefeitura de Santa Maria, o evento busca valorizar as crianças como protagonistas do processo educacional. Além de criar espaços de interação e discussão, a semana visa evidenciar também as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores.
A semana é instituída pela Lei Municipal nº 5.798, de 2013, sendo organizada pelas secretarias de Educação, de Saúde, de Desenvolvimento Social, de Cultura, de Esporte e Lazer, de Meio Ambiente e por uma Comissão Organizadora composta de representantes das Escolas Municipais de Educação Infantil.
O tema deste ano é “Olhares para [com] as infâncias de Santa Maria” e o lançamento contou com diversas atividades. A tarde foi marcada por apresentações da 6ª Brigada da Infantaria Blindada, da Invernada Mirim do CTG Estância do Jarau e do Projeto de Judô Mãos Dadas.
– Durante a semana as escolas vão estar com uma programação especial e as famílias estão convidadas a participar. Queremos dar visibilidade às infâncias e ressaltar que a educação infantil é uma etapa muito importante para as crianças e ela deve ser lembrada – afirma a professora e coordenadora da Educação Infantil municipal, Gabriele Rocha.
Leia também:
Inscrições para o Colégio Militar de Santa Maria começam nesta segunda-feiraCertificada pela Unesco, Escola Perpétuo Socorro realiza projeto ambiental em parceria com a UFNNo Dia do Lixo Zero, garrafas de vidro e óleo de cozinha foram os materiais mais recebidos no Shopping Praça Nova
Ao todo, Santa Maria possui 65 escolas municipais de educação infantil e mais de seis mil crianças matriculadas. O diferencial desta edição foi a inclusão de instituições privadas no evento.
– Este ano firmamos uma parceria entre a rede municipal com as escolas de educação infantil da rede privada para ampliar ainda mais a discussão. A semana vem para consolidar cada vez mais o espaço da educação infantil e sua importância para o desenvolvimento das crianças. Além de qualificar ainda mais essa forma de ensino – relata a secretária municipal de educação, Lúcia Madruga.
Programação
A ação irá durar até o dia 26 de agosto e cada escola contará com atividades específicas. Entretanto, a Prefeitura organizou alguns eventos gratuitos como palestras, brincadeiras e apresentações de espetáculos. A coordenação da semana ressalta que cada escola é responsável pelo transporte dos seus alunos até o local dos eventos.
A semana conta também com a exposição de fotografias feita pelas crianças: “Pelo olhar das infâncias de Santa Maria”. No Espaço Praça Palco, no Shopping Praça Nova. A visitação é liberada das 10h às 22h, seguindo até sábado (27).
Confira a programação:
23/08
Interações e brincadeiras para bebês e crianças pequenas. Das 9h às 11h e das 14h às 16h na Praça Saldanha MarinhoEspetáculo “O circo do mundinho feliz” com a Cia Teatro Por Que Não?. A apresentação será no Espaço Cultural Victorio Faccin com duas sessões: às 9h e às 10h30.
24/08
Intercâmbio entre escolas Formação Continuada para professoras e professores com o tema “Olhares para [com] as Infâncias de Santa Maria. No auditório da Universidade Franciscana (UFN) das 18h30 às 20h30. As inscrições são gratuitas e por formulário online.
25/08
Intercâmbio entre escolasEspetáculo “Cuco Teatro para Bebês” com a Cia Caixa de Elefante no Espaço Multiuso da UFSM. A primeira sessão será às 15h e a segunda às 19h
26/08
Espetáculo “Cuco Teatro para Bebês” com a Cia Caixa de Elefante no Espaço Multiuso da UFSM. Sessão única às 9hIntercâmbio entre as escolasJantar de Posse das Diretoras no Avenida Tênis Clube (ATC). Os convites são por adesão. Mais informações direto com a Secretaria de Educação
Leia mais notícias