PM que agrediu 2 homens é indiciado por tortura e lesão; outros 4 por prevaricação

Lenon de Paula

PM que agrediu 2 homens é indiciado por tortura e lesão; outros 4 por prevaricação

Foi concluído nesta sexta-feira (17) o Inquérito Policial Militar (IPM) instaurado para investigar a conduta de um policial suspeito de agredir em via pública dois homens, de 43 e 47 anos, e de outros quatro policiais da Brigada Militar que teriam testemunhado o crime e nada fizeram. O nome dos policiais indiciados não foram informados pela corporação.

O caso, noticiado com exclusividade pelo Bei, ocorreu no dia 23 de janeiro na Avenida Mallmann Filho, Bairro Nova Santa Marta, região oeste de Santa Maria. Após as agressões, as duas vítimas foram levadas na caçamba da caminhonete do agressor por alguns metros e deixadas na rua. Um deles levou dois pontos no rosto, três na cabeça e ficou com um olho roxo e bastante inchado.

Conforme o comandante regional de Policiamento Ostensivo da Região Central, coronel Cleberson Braida Bastianello, o inquérito foi encaminhado à Justiça Militar do Estado.

– Houve o indiciamento dos policiais militares pelas condutas que aparecem no vídeo, e que será apreciado e julgado nas instâncias da Justiça Militar e da Justiça comum – informou Bastianello. Conforme o Código de Processo Penal Militar, um IPM tem até 40 dias para ser concluído. O comandante afirma que o documento foi remetido ao judiciário em menos de 15 dias devido a repercussão e comoção social pelo caso.

O policial que foi filmado agredindo uma das vítimas estava de folga no momento do crime. Ele foi indiciado por tortura e lesão corporal e será submetido ao Conselho de Disciplina da Brigada Militar, que decidirá sua permanência ou não no quadro da instituição.

Quatro PMs que estavam na viatura e não intervieram na ocorrência foram indiciados pelo crime de prevaricação e responderão processos disciplinares-administrativos em suas unidades de origem. Eles estão sujeitos a advertência ou detenção de até 30 dias. Todos os indiciados estão afastados do policiamento ostensivo desde que o caso veio a conhecimento público.

Outro inquérito que investiga o caso segue em andamento na Polícia Civil. Conforme o titular da 2ª Delegacia de Polícia de Santa Maria, delegado Marcelo Arigony, a caminhonete do suspeito foi apreendida logo após a instauração do inquérito, e já passou por perícia. O inquérito está em fase de conclusão, porém depende de algumas diligências.

Foto: Reprodução

Entenda o caso

Um policial militar fora de serviço espancou dois homens, de 43 e 47 anos, por supostamente terem furtado um saco de buchas que seria do agressor. O caso aconteceu na noite do dia 23 de janeiro, no Bairro Nova Santa Marta.

As agressões a uma das vítimas foram registradas por câmeras de segurança de um estabelecimento comercial. As imagens, que circularam em redes sociais, mostram o momento em que o brigadiano chega em uma caminhonete na Avenida Mallmann Filho, estaciona o veículo, desce, vai em direção à vítima, a agride com socos, chutes e a arrasta até a caminhonete. O homem é colocado na caçamba, onde outra vítima já estava.

Além das agressões, as imagens registram a chegada de uma guarnição da BM, que passa no local no momento das agressões e para ao lado do veículo, conversam com o agressor e, depois, vão embora  sem intervir. 

Um dos homens agredidos trabalha como reciclador. Ele relatou as agressões, e alegou ter encontrado o material de construção na rua e que foi ele mesmo quem vendeu na reciclagem.

Após as agressões, as duas vítimas foram levadas na caçamba por alguns metros e deixadas na rua. Um dos dois homens levou dois pontos no rosto, três na cabeça e ficou com um olho roxo e bastante inchado. A outra vítima também ficou com ferimentos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Licitação de R$ 149 mil para aquisição de alimentos para cozinhas comunitárias será aberta em março em Santa Maria Anterior

Licitação de R$ 149 mil para aquisição de alimentos para cozinhas comunitárias será aberta em março em Santa Maria

Caso raro, bebê nasce com dente em hospital de Santa Maria Próximo

Caso raro, bebê nasce com dente em hospital de Santa Maria

Geral