Caso raro, bebê nasce com dente em hospital de Santa Maria

Redação do Diário

Caso raro, bebê nasce com dente em hospital de Santa Maria
A pequena Isadora e seu único dentinho. Foto: (Divulgação)

O nascimento da pequena Isadora foi marcado pela emoção e, também, por uma surpresa: ela nasceu com um dentinho. O caso, considerado raro, aconteceu na manhã desta sexta-feira (17) no Hospital São Francisco, em Santa Maria. Para se ter uma ideia, estima-se que apenas um a cada dois mil bebês nascem com essa condição.

Esses tipos de dentes são chamados de natais. Há também aqueles dentinhos que crescem durante os primeiros 30 dias de vida e são chamados de dentes neonatais. A ciência ainda não sabe ao certo a causa dessa rara condição, mas há suspeita de fatores genéticos e hormonais. Normalmente os dentes começam a crescer a partir dos seis meses de vida e, sempre que for notado antes deste período, é necessária a consulta a um dentista ou médico.

Mas, voltando ao caso da Isadora, a enfermeira coordenadora do Centro Cirúrgico do Hospital São Francisco, Gabrieli Ronzani, acompanhou o parto e contou que o dentinho foi percebido na sala de recuperação, quando a bebê recebia os primeiros cuidados.

– Foi uma surpresa para toda a equipe. Eu, particularmente, nunca havia presenciado um caso desses, diz Gabrieli.

Isadora nasceu de cesariana, com 3.175 kg e 47 centímetros. A mãe, Elizama Domingues Barcelos, e o pai, Bruno Matias Rodrigues, estão encantados com a chegada da filha.

– A gente está muito emocionado com a nossa filha e de saber que ela veio com esse dentinho, que é um pouco dificil de acontecer. A gente está muito encantado com a chegada dela – afirma o pai.

Mãe e filha passam bem e devem deixar o hospital já no sábado (18). Isadora não vai precisar de cuidados adicionais em virtude do dentinho. A família deve voltar para a casa, em Rosário do Sul. A família também gravou um vídeo, de dentro da maternidade, em que comemoram a chegada de Isadora e do dentinho!

*Com informações da A.I. do Hospital São Francisco.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

PM que agrediu 2 homens é indiciado por tortura e lesão; outros 4 por prevaricação Anterior

PM que agrediu 2 homens é indiciado por tortura e lesão; outros 4 por prevaricação

Concedida licença para primeira usina de etanol da Região Central, com R$ 100 milhões de investimento Próximo

Concedida licença para primeira usina de etanol da Região Central, com R$ 100 milhões de investimento

Geral