PLURAL: através dos valores da educação, hoje sou cidadão santa-mariense

Redação do Diário

A coluna Plural desta segunda-feira traz textos sobre o tema Educação. Os textos da Plural são publicados diariamente na edição impressa do Diário de Santa Maria. A Plural conta com 24 colunistas.

Pedro Lecueder AguirreProfessor

Em minhas aulas, muito valorizei a obra de Pitirim Sorokin denominada Mobilidade Social. Sempre afirmei que os verdadeiros valores democráticos da sociedade são autênticos quando o homem, através da mobilidade vertical ascendente, ocupa novos espaços na sociedade. O meu espaço geopolítico segue sendo Quaraí, mas o meu espaço social, graças aos valores e importância estratégica da educação, hoje sou cidadão santa-mariense. O título recebido considero como um reconhecimento pelo carinho e amor que sempre dediquei para os meus alunos.

De igual modo, no desenvolvimento das competências pedagógicas, valorizei e demonstrei que o diálogo é a estrada maior para os homens se entenderem e a sociedade em sua evolução conquistar a modernização, desenvolvimento e comprometimento com a cidadania. Nunca estimulei o radicalismo antidemocrático e populista, pois sempre acreditei muito mais no potencial da vida de meus alunos, como, também, no das pessoas. Não sou e nunca fui homem de vaidades e este importante reconhecimento nunca vai subir à cabeça, pois os meus princípios são sólidos e, além do mais, a minha identidade está alicerçada nas ciências humanas. Jamais abandono o ensinamento de Sócrates: “Conhece-te a ti mesmo”.

Os valores de minha vida são: lealdade, respeito ao ser humano, transparência, determinação e espírito participativo, os quais devo a minha formação familiar, as importantes escolas e instituições de Ensino Superior que frequentei, mas, principalmente, aos ensinamentos sólidos de uma vida cristã. As minhas referências e fonte de inspiração sempre foram os meus professores que forjaram o meu caráter, a minha personalidade, e principalmente a permanente dedicação para a construção de uma sociedade mais justa, participativa, democrática e cristã. Em pronunciamento na Câmara de Vereadores de Santa Maria, fiz questão de ressaltar que no trabalho educacional que realizamos no Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM, na Secretaria Municipal de Educação, na gestão dos prefeitos Evandro Bher, Osvaldo Nascimento e Cezar Schirmer, como também, na presidência dos Secretários Municipais de Educação do Rio Grande do Sul, Famurs/Undime-RS, nunca procurei ser protagonista.=

Como educador sempre procurei abrir, ampliar e proporcionar a implementação e descentralização dos estudos que as nossas equipes formulavam nos diversos planos de ação. Esta descentralização e compartilhamento de ideias e ações demonstrou as competências técnicas e profissionais de nossas equipes, em um pensamento síntese, oportunidades para o crescimento coletivo. Em 13 de maio do corrente ano, no programa Sala de Debate da TV Diário e Rádio CDN, ao desenvolver o tema “A Importância da Felicidade no Trabalho” demonstrei que a Psicologia Positiva, que é a base teórica dos cursos sobre a felicidade, afirma que: “As pessoas gratas e que sabem reconhecer têm mais longevidade e melhor qualidade de vida”.

E neste momento expresso minha gratidão e reconhecimento aos diretores e suas equipes de trabalho, ao estudioso grupo de supervisores educacionais, aos coordenadores pedagógicos, a dedicada equipe administrativa de colaboradores e, principalmente, aos queridos alunos. Preciso ressaltar a finesse do presidente Valdir Oliveira e sua equipe no relacionamento com os homenageados. Prefeito Jeferson Pires da minha Quaraí, a sua presença renovou as emoções do guri das barrancas do Rio Quaraí. Jamais posso deixar de citar o trabalho conjunto que desenvolvemos com a 8ª Coordenadoria Regional de Educação, nas gestões das professoras Norma Rolim, Irma Agustini, Tereza Copetti, Vera Laura de Los Santos, Onélio Prevedelo e Fernando Pillusky. O historiador Arnold Toynbee, em seu livro a Sociedade do Futuro, afirma: “A Educação é um meio de Mudança Construtiva”. Senhores vereadores, de coração agradeço a unanimidade da escolha de meu nome para Cidadão Santa-Mariense, e não tenho a menor dúvida que, ao valorizarem a educação como um meio de mudança construtiva, os senhores são autênticos educadores políticos.

Leia todos os Colunistas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

PLURAL: para entender a educação

Conheça o condomínio Essere Natura, o lugar certo para morar com qualidade de vida Próximo

Conheça o condomínio Essere Natura, o lugar certo para morar com qualidade de vida

Geral