De Felippe D’Oliveira a Emily Brönte, passando por Pedro Bandeira e Ana Miranda. Após dois anos, a Cidade Cultura volta a receber uma edição presencial da Festa Literária de Santa Maria (Flism), para discutir a vida e obra de grandes nomes da literatura – e da música – local, brasileira e mundial. O auditório da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma) receberá, de 5 a 8 de outubro, diversos autores, pesquisadores e a comunidade em geral para falar sobre arte e cultura. A 5º edição do evento, que é idealizado pelo professor, músico e escritor Gérson Werlang, pela professora Raquel Trentin e pelo professor e escritor Enéias Tavares, conta com o apoio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Prefeitura Municipal. As inscrições para participar são gratuitas e limitadas, e podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo formulário online. A presença em 70% das atividades dá direito a certificado de 16h.
Gérson conta que é motivo de muita felicidade ver o crescente interesse na arte, na cultura e na literatura ao longo das cinco edições do evento.
– Essa edição de retorno é bastante peculiar, porque chegamos a uma programação final muito bacana, concretizando iniciativas que gostaríamos de ter feito anteriormente, como a “Flism Sônica”, para trazermos grandes nomes da música. Dessa vez, vamos receber o Nei Lisboa, para uma conversa sobre sua carreira, a arte e a música nesses tempos atuais. Outra ideia era expandir a Flism para outros lugares, por isso o encerramento em Silveira Martins – diz Gérson Werlang.
Leia também
Ator Murilo Rosa grava cenas de filme nacional em CacequiFestival Internacional de Teatro Entrevero apresenta show de Victor Kinjo na programação de hojeInscrições para a oitava edição da Festa dos Carreteiros e Carreteada da Canção e Poesia Nativa vão até sexta-feiraSanta-mariense recebe crítica negativa dos chefes no terceiro episódio do Masterchef Profissionais
NOMES DE PESO DE LÁ E DAQUI
Quem abre a programação da 5ª edição da FLISM é a renomada escritora cearense Ana Miranda, no dia 5 de outubro. Ela tornou um dos principais nomes do romance histórico no Brasil, e é autora de sucessos da literatura como “Boca do Inferno“, de 1989, que tem como protagonista o poeta Gregório de Matos. O romance teve grande repercussão, foi traduzido para vários idiomas e a rendeu o Prêmio Jabuti, em 1990. Outro sucesso foi “Desmundo“, que virou filme em 2002. Na Flism, Ana Miranda falará sobre a sensibilidade poética, conhecimento histórico e a revolta crítica que alimenta a obra dela, em sessão mediada por Raquel Trentin.
O organizador da Flism, Gérson Werlang, com a autora Letícia Wierzchowski, autora de “A Casa das Sete Mulheres”, que participou da edição de 2019 do evento. (Foto: Divulgação)
No dia 6, o evento recebe Pedro Bandeira, autor de mais de 100 livros e vencedor de inúmeros prêmios literarios. Enéias Tavares conversa com o autor de 80 anos sobre a sua história e obra, recheada de clássicos da literatura infanto-juvenil como “A droga da obediência”, e “O fantástico mistério de Feiurinha”. Também haverá discussões sobre a obra de autores clássicos e consagrados da literatura mundial, como Emily Brönte, autora de O Morro dos Ventos Uivantes, e James Joyce, do clássico Ulisses.
Gérson Werlang destaca também a presença de Santa Maria na programação da Flism:
– Teremos um painel maravilhoso sobre o poeta santa-mariense Felippe D’Oliveira, falando sobre a participação dele na Semana de Arte Moderna de 1922. Além da nossa tradicional mesa de literatura feita em Santa Maria, onde vou conversar com Eliana Sturza, Ronaldo Lippold e Marcus de Martin.
Agende-se
O que – 5ª edição da Festa Literária de Santa Maria (Flism)Quando – de 5 a 8 de outubroOnde – na Cesma, Rua Professor Braga, 55, CentroQuanto – De graçaInscrições – pelo e-mail [email protected] ou pelo formulário online.
Confira a programação completa:
QUARTA – 05 DE OUTUBRO, AUDITÓRIO DA CESMA
19h – Ana Miranda: Musas praguejadoras da literatura – Mediação de Raquel Trentin20h – Sessão de autógrafos de Ana Miranda
QUINTA – 06 DE OUTUBRO, AUDITÓRIO DA CESMA
14h – PEDRO BANDEIRA: Literatura para crianças e jovens na construção do futuro – Mediação de Enéias Tavares15h – EMILY BRÖNTE: O Morro dos Ventos Uivantes: lendo, traduzindo e debatendo a importância de um clássico – Com Márcia Heloísa de Vitorianas Macabras16h – CAROLINA DE JESUS: Vida, obra, polêmicas – Com Anselmo Péres Alós & Maria Rita Py Dutra17h – FELIPPE D’OLIVEIRA: Na Semana de Arte Moderna de 1922 – Com Pedro Brum Santos & Lucas Zamberlan19h – NEI LISBOA: Abrindo a caixa de Pandora – Mediação de Gérson Werlang.20h – Sessão de autógrafos de Nei Lisboa e lançamento de “Condições ideais para o amor” de Luiz Eurico Tejera Lisbôa.
SEXTA – 07 DE OUTUBRO, AUDITÓRIO DA CESMA
14h – Poesia escrita por mulheres no RS – Com Taiasmin Ohnmacht, Cátia Simon, Mariam Pessah & Maria Alice Bragança.15h – JAMES JOYCE: Ulysses, o tal livro difícil – Com Lielson Zeni e Mônica Stefani e mediação de Maria Clara Carneiro.16h – Escrevivências de antirracismo e de reexistência na ficção brasileira contemporânea – Com Taiasmin Ohnmacht e mediação de Ilse Vivian17h – Literatura de/em Santa Maria: Conto, Crônica, Sátira – Com Eliana Sturza, Ronaldo Lippold & Marcus de Martini e mediação de Gérson Werlang.18h – Lançamento de obras: Eliana Sturza, Taiasmin Ohnmacht, Cátia Simon, Mariam Pessah, Maria Alice Bragança, Gérson Werlang, Ronaldo Lippold e Marcus de Martini.19h – MICHEL LAUB: A literatura no caos da informação – Mediação de Renata Farias de Fellipe & Gérson Werlang.20h – Sessão de autógrafos de Michel Laub
SÁBADO – 08 DE OUTUBRO, UFSM DE SILVEIRA MARTINS
15h – Oficina: Da Concepção à criação De livros ilustrados infantis e juvenis: roteiro & arte – Com Mathias Towsend17h – Coffee Break18h – Encerramento Musical: Marcos Kröning Corrêa, violão.
Leia todas as notícias