Pedro Bandeira é um dos destaques da Festa Literária de Santa Maria (Flism), que volta a ocorrer em formato presencial

Bernardo Abbad

Pedro Bandeira é um dos destaques da Festa Literária de Santa Maria (Flism), que volta a ocorrer em formato presencial
Pedro Bandeira, autor de clássicos da literatura infanto-juvenil, como “A Droga da Obediência” é um dos destaques da 5ª edição da Flism (Foto: Rubens Romero/Divulgação)

De Felippe D’Oliveira a Emily Brönte, passando por Pedro Bandeira e Ana Miranda. Após dois anos, a Cidade Cultura volta a receber uma edição presencial da Festa Literária de Santa Maria (Flism), para discutir a vida e obra de grandes nomes da literatura – e da música – local, brasileira e mundial. O auditório da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma) receberá, de 5 a 8 de outubro, diversos autores, pesquisadores e a comunidade em geral para falar sobre arte e cultura. A 5º edição do evento, que é idealizado pelo professor, músico e escritor Gérson Werlang, pela professora Raquel Trentin e pelo professor e escritor Enéias Tavares, conta com o apoio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Prefeitura Municipal. As inscrições para participar são gratuitas e limitadas, e podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo formulário online. A presença em 70% das atividades dá direito a certificado de 16h.

Gérson conta que é motivo de muita felicidade ver o crescente interesse na arte, na cultura e na literatura ao longo das cinco edições do evento.

– Essa edição de retorno é bastante peculiar, porque chegamos a uma programação final muito bacana, concretizando iniciativas que gostaríamos de ter feito anteriormente, como a “Flism Sônica”, para trazermos grandes nomes da música. Dessa vez, vamos receber o Nei Lisboa, para uma conversa sobre sua carreira, a arte e a música nesses tempos atuais. Outra ideia era expandir a Flism para outros lugares, por isso o encerramento em Silveira Martins – diz Gérson Werlang.

Leia também

Ator Murilo Rosa grava cenas de filme nacional em CacequiFestival Internacional de Teatro Entrevero apresenta show de Victor Kinjo na programação de hojeInscrições para a oitava edição da Festa dos Carreteiros e Carreteada da Canção e Poesia Nativa vão até sexta-feiraSanta-mariense recebe crítica negativa dos chefes no terceiro episódio do Masterchef Profissionais

NOMES DE PESO DE LÁ E DAQUI

Quem abre a programação da 5ª edição da FLISM é a renomada escritora cearense Ana Miranda, no dia 5 de outubro. Ela tornou um dos principais nomes do romance histórico no Brasil, e é autora de sucessos da literatura como “Boca do Inferno“, de 1989, que tem como protagonista o poeta Gregório de Matos. O romance teve grande repercussão, foi traduzido para vários idiomas e a rendeu o Prêmio Jabuti, em 1990. Outro sucesso foi “Desmundo“, que virou filme em 2002. Na Flism, Ana Miranda falará sobre a sensibilidade poética, conhecimento histórico e a revolta crítica que alimenta a obra dela, em sessão mediada por Raquel Trentin.

O organizador da Flism, Gérson Werlang, com a autora Letícia Wierzchowski, autora de “A Casa das Sete Mulheres”, que participou da edição de 2019 do evento. (Foto: Divulgação)

No dia 6, o evento recebe Pedro Bandeira, autor de mais de 100 livros e vencedor de inúmeros prêmios literarios. Enéias Tavares conversa com o autor de 80 anos sobre a sua história e obra, recheada de clássicos da literatura infanto-juvenil como “A droga da obediência”, e “O fantástico mistério de Feiurinha”. Também haverá discussões sobre a obra de autores clássicos e consagrados da literatura mundial, como Emily Brönte, autora de O Morro dos Ventos Uivantes, e James Joyce, do clássico Ulisses.

Gérson Werlang destaca também a presença de Santa Maria na programação da Flism:

– Teremos um painel maravilhoso sobre o poeta santa-mariense Felippe D’Oliveira, falando sobre a participação dele na Semana de Arte Moderna de 1922. Além da nossa tradicional mesa de literatura feita em Santa Maria, onde vou conversar com Eliana Sturza, Ronaldo Lippold e Marcus de Martin.

Agende-se

O que – 5ª edição da Festa Literária de Santa Maria (Flism)Quando – de 5 a 8 de outubroOnde – na Cesma, Rua Professor Braga, 55, CentroQuanto – De graçaInscrições – pelo e-mail [email protected] ou pelo formulário online.

Confira a programação completa:

QUARTA – 05 DE OUTUBRO, AUDITÓRIO DA CESMA

19h – Ana Miranda: Musas praguejadoras da literatura – Mediação de Raquel Trentin20h – Sessão de autógrafos de Ana Miranda

QUINTA – 06 DE OUTUBRO, AUDITÓRIO DA CESMA

14h – PEDRO BANDEIRA: Literatura para crianças e jovens na construção do futuro – Mediação de Enéias Tavares15h – EMILY BRÖNTE: O Morro dos Ventos Uivantes: lendo, traduzindo e debatendo a importância de um clássico – Com Márcia Heloísa de Vitorianas Macabras16h – CAROLINA DE JESUS: Vida, obra, polêmicas – Com Anselmo Péres Alós & Maria Rita Py Dutra17h – FELIPPE D’OLIVEIRA: Na Semana de Arte Moderna de 1922 – Com Pedro Brum Santos & Lucas Zamberlan19h – NEI LISBOA: Abrindo a caixa de Pandora – Mediação de Gérson Werlang.20h – Sessão de autógrafos de Nei Lisboa e lançamento de “Condições ideais para o amor” de Luiz Eurico Tejera Lisbôa.

SEXTA – 07 DE OUTUBRO, AUDITÓRIO DA CESMA

14h – Poesia escrita por mulheres no RS – Com Taiasmin Ohnmacht, Cátia Simon, Mariam Pessah & Maria Alice Bragança.15h – JAMES JOYCE: Ulysses, o tal livro difícil – Com Lielson Zeni e Mônica Stefani e mediação de Maria Clara Carneiro.16h – Escrevivências de antirracismo e de reexistência na ficção brasileira contemporânea – Com Taiasmin Ohnmacht e mediação de Ilse Vivian17h – Literatura de/em Santa Maria: Conto, Crônica, Sátira – Com Eliana Sturza, Ronaldo Lippold & Marcus de Martini e mediação de Gérson Werlang.18h – Lançamento de obras: Eliana Sturza, Taiasmin Ohnmacht, Cátia Simon, Mariam Pessah, Maria Alice Bragança, Gérson Werlang, Ronaldo Lippold e Marcus de Martini.19h – MICHEL LAUB: A literatura no caos da informação – Mediação de Renata Farias de Fellipe & Gérson Werlang.20h – Sessão de autógrafos de Michel Laub

SÁBADO – 08 DE OUTUBRO, UFSM DE SILVEIRA MARTINS

15h – Oficina: Da Concepção à criação De livros ilustrados infantis e juvenis: roteiro & arte – Com Mathias Towsend17h – Coffee Break18h – Encerramento Musical: Marcos Kröning Corrêa, violão.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Defensoria Pública ingressa com ação pelo passe livre nos ônibus de Santa Maria durante as eleições Anterior

Defensoria Pública ingressa com ação pelo passe livre nos ônibus de Santa Maria durante as eleições

Santa Maria sem Fome: Gaia Associação acolhe pessoas em vulnerabilidade social Próximo

Santa Maria sem Fome: Gaia Associação acolhe pessoas em vulnerabilidade social

Geral