Controle a velocidade

Pardais começam a operar nas rodovias estaduais

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Estão operando, desde a 0h desta segunda-feira, 34 pardais e 14 câmeras de monitoramento em sete rodovias estaduais do Rio Grande do Sul. Até o final do ano, outros 11 pardais e seis câmeras serão instaladas em outras seis rodovias gaúchas (veja locais abaixo).

Uma Central de Comando e Operação (CCO), instalada no edifício-sede do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) receberá as imagens captadas pelos equipamentos durante os flagrantes de excesso de velocidade para que sejam gerados os autos de infração.

O governo do Estado investiu R$ 6,5 milhões, em contratos de dois anos, que podem ser prorrogados por mais dois. Além da instalação, as empresas contratadas ficam responsáveis pela manutenção dos equipamentos e pelo envio dos dados ao Daer por meio da central.

Confira os trechos das rodovias onde inicia a operação:

- ERS-239, entre Novo Hamburgo e Rolante (8 pardais e 2 câmeras)
- ERS-240, entre Vila Scharlau e Montenegro (4 pardais e 2 câmeras)
- ERS-030, entre Osório e Tramandaí (2 pardais e 2 câmeras)
- ERS-040, entre Viamão e Pinhal (2 pardais e 1 câmera)
- ERS-389, entre Osório e Torres (5 pardais e 3 câmeras)
- ERS-122, entre Rincão do Cascalho e Caxias do Sul (8 pardais e 2 câmeras)
- RSC-453, entre Venâncio Aires e Tainhas (5 pardais e 2 câmeras)


Os próximos trechos serão os seguintes, encerrando a implementação do sistema:

- RSC-470, entre Nova Prata a Bento Gonçalves (1 pardal e 1 câmera)
- ERS-324, entre Passo Fundo e Nova Prata (2 pardais e 1 câmera)
- ERS-135, entre Passo Fundo e Erechim (1 pardal)
- RSC-153, entre Passo Fundo e Tio Hugo (2 pardais)
- ERS-342, entre Ijuí e Cruz Alta (1 pardal)
- RSC-287, entre Montenegro e Santa Maria (4 pardais e 4 câmeras)

Veja onde estão instalados pardais e câmeras:

Mapa aponta a localização dos trechos onde serão fixados os 45 pardais e as 20 câmaras de monitoramento em 13 rodovias estaduais. O Daer não divulga o quilômetro exato dos equipamentos, alegando que é uma medida preventiva, permitida pela legislação, para evitar que os motoristas reduzam a velocidade em pontos específicos e depois a aumentem em seguida.

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