Ordenado bispo na Basílica da Medianeira, Monsenhor Bertilo João Morsch passa a fazer parte da Arquidiocese de Porto Alegre

Leandra Cruber

Ordenado bispo na Basílica da Medianeira, Monsenhor Bertilo João Morsch passa a fazer parte da Arquidiocese de Porto Alegre
Fotos: Eduardo Ramos

Na manhã deste sábado, centenas de fiéis e representantes de arquidioceses de municípios gaúchos estiveram reunidos na Basílica da Medianeira para celebrar a ordenação episcopal do Monsenhor Bertilo João Morsch. A cerimônia, que consagrou Bertilo como novo bispo, durou mais de duas horas e emocionou o público. Agora, o presbítero passa a ser bispo-auxiliar na Arquidiocese de Porto Alegre. 

Durante a ordenação, Bertilo passou por alguns ritos como a súplica litânica, na qual se manteve deitado no altar da Basílica da Medianeira durante as orações. Além de momentos tradicionais das ordenações episcopais como a imposição das mãos, onde ajoelhou-se diante de Dom Leomar, unção da cabeça, entrega do Livro do Evangelho, do anel, símbolo da responsabilidade com a Igreja, do báculo pastoral, que representa o cajado do Bom Pastor no cuidado do rebanho, e imposição da mitra, sinal da santidade da Igreja. Sentada na primeira fileira, a mãe do novo bispo Cecília Morsch, de 93 anos, acompanhou cada momento da solenidade. 

Na cerimônia, o bispo agradeceu à família e aos amigos que fez durante os 33 anos de atuação junto da Arquidiocese de Santa Maria. 

– Esse momento é muito emocionante porque todas essas pessoas que estão aqui tem algo a ver com minha vida, e viveram momentos bem difíceis e outros alegres ao meu lado. Então, sinto que é uma coroação de tudo isso, um momento de muita fé – disse.  

Leia também:

Solenidade marca os 114 anos da 3ª Divisão de Exército em Santa MariaCampanha do Agasalho termina com mais de 70 mil peças doadasCampanha de vacinação contra raiva ocorre no final de semana

Contente e emocionado, Bertilo também comemorou a ordenação. Para ele, a missão na Arquidiocese de Porto Alegre significa uma nova etapa do serviço pastoral que já realizava em Santa Maria: 

– Agradeço a Deus por esse momento, por esse privilégio e por todas as pessoas que estiveram aqui. A expectativa é sempre algo novo, ficamos imaginando como vai ser. Mas confiamos na graça de Deus e ele vai nos conduzindo. Se Ele nos chama, Ele nos orienta. 

Ordenação episcopal de Bertilo João Morsch contou com a presença do arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Brustolin, além de representantes do clero do Rio Grande do Sul.

E quem participou da ordenação episcopal foi o Arcebispo da Arquidiocese de Santa Maria, Dom Leomar Brustolin. Segundo ele, a escolha de Monsenhor Bertilo para a Arquidiocese de Porto Alegre significa um reconhecimento do clero santa-mariense. 

–  O Papa Francisco olhou para Santa Maria e escolheu entre o claro daqui um representantes para ser sucessor dos apóstolos, um bispo que vai para Porto Alegre ajudar. Então, é o reconhecimento que a igreja de Santa Maria pode ajudar o Estado inteiro através de um irmão – comemora. 

Representantes da Arquidiocese de Porto Alegre, como o arcebispo Dom Jaime Spengler, deram as boas vindas ao novo bispo e o presentearam com uma imagem da Nossa Senhora Mãe de Deus, padroeira da capital gaúcha. 

Nomeado pelo Papa

Nomeado pelo Papa Francisco no dia 17 de maio como bispo auxiliar de Porto Alegre, o vigário-geral de Santa Maria é o terceiro bispo a ser ordenado na Basílica da Medianeira. O padre carrega consigo o lema episcopal Propter Evangelium, expressão em latim que significa “por causa do Evangelho”.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Museu de ufologia de Itaara realiza exposição especial sobre lendas urbanas Anterior

Museu de ufologia de Itaara realiza exposição especial sobre lendas urbanas

Conexão Empresarial: Maristela Moura recebe Emiriê Hein, sócia proprietária da Foto Eleonora Próximo

Conexão Empresarial: Maristela Moura recebe Emiriê Hein, sócia proprietária da Foto Eleonora

Geral